Internet Sem Fronteiras começa novo projeto em BH

0
59

O Internet Sem Fronteiras Brasil deu início ao projeto Comunicadores da Hora 2016, no dia 16 de abril, na Escola Estadual Olegário Maciel (Centro, Belo Horizonte)! Para iluminar, instruir e fortalecer o lançamento, o bloco Angola Janga (www.facebook.com/blocoAngolaJanga) marcou presença, que se manterá nos corações e pensamentos de todos os envolvidos!

O ISF acredita no poder de transformação social que uma comunicação mais democrática carrega. Ao longo do ano, irá desenvolver oficinas educomunicativas na escola e todos os resultados poderão ser acompanhados pelo canal Comunicadores da Hora (www.facebook.com/comunicadoresdahora). Serão selecionados cerca de 60 alunos para participar do projeto. As oficinas têm o intuito de incentivar o olhar crítico dos jovens sobre a mídia, capacitá-los a se tornar comunicadores e formadores de opinião, além de habilitá-los para utilização de meios comunicacionais (jornais, revistas, impressos etc.).

A Escola Estadual Olegário Maciel abraça o projeto pela segunda vez. Neste ano propõe interligar as oficinas com outro projeto promovido pela escola, denominado Vale a Pena Conhecer, Problematizar e Intervir. O projeto consiste em produzir durante o ano documentários sobre o tema da negritude e da cidade, buscando retratar as várias formas de expressão da negritude na Região Metropolitana de Belo Horizonte e seus espaços. Em muitos momentos ao longo do ano os projetos se abraçarão e contribuirão para existência e crescimento um do outro.

Contribuindo na problematização do tema, para trazer conteúdos e aprendizados sobre as lutas da população negra no Brasil, ISF promoveu um debate guiado pelos músicos do Angola Janga, que abordaram o empoderamento da raça por meio do estudo, da arte e da voz. Os alunos mostraram-se muito receptivos ao denunciar algumas discriminações vivenciadas e comentaram sobre o grêmio estudantil da escola que está em construção. Coincidência – o nome do grêmio é Cristal Lopes, militante negra e trans, rainha do Bloco Angola Janga.

(Crédito: texto de Rayana Bartholo, fotos de Florence Poznanski.)

Para acompanhar:

Facebook: https://www.facebook.com/internetsemfronteirasbrasil/?fref=ts

Comunicadores Da Hora: https://www.facebook.com/comunicadoresdahora/?ref=ts&fref=ts

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCt4mgbpJjFwgapxC07_KIAg

Soundcloud: https://soundcloud.com/internet-sem-fronteiras

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here