Estudante lança livro sobre Síndrome de Asperger na Casa do Jornalista

0
39

Victor Mendonça e a Asa-Tea-MG – Associação da Síndrome de Asperger lançam nesta terça-feira 23/2, na Casa do Jornalista, a partir das 19h30, o livro “Outro olhar – reflexões de um autista”. Escrito por Victor, que é estudante de jornalismo, o livro é uma rara obra a expor a síndrome do ponto de vista do portador. A Asa-Tea-MG lançará também a cartilha “Síndrome de Asperger”, que visa a esclarecer escolas, educadores e o público em geral sobre as características dos portadores da síndrome.

Variação do autismo, a Síndrome de Asperger, que leva o nome do médico austríaco que a descreveu, em 1944, Hans Asperger, ficou famosa ao ser identificada com o argentino Lionel Messi, considerado o melhor jogador de futebol do mundo na atualidade. Em 1994, o filme “Forrest Gump”  já havia retratado um portador da síndrome, que tem características como a inteligência, a sinceridade e a persistência.

Mãe de um portador, a atriz e professora de artes Iolene Di Stéfano fundou a Asa-Tea-MG há seis meses, depois de três anos de articulações. Ela explica que o esclarecimento sobre a síndrome, de forma especial junto a escolas e educadores, possibilita que os talentos dos portadores sejam aproveitados adequadamente e que eles tenham uma vida melhor.

A sinceridade dos portadores de Asperger costuma ser desconcertante. “Eles têm dificuldade de falar mentiras”, observa Iolene. “Parecem intransigentes, mas é porque têm dificuldade de dominar seus sentimentos”, acrescenta. As crianças com Asperger não têm dificuldades de fala nem cognição, mas costumam ser obsessivas, quando gostam de um tema, e têm habilidades extraordinárias, como memória detalhada.

A Asa-Tea-MG reúne-se na Casa do Jornalista, com apoio do Sindicato, e tem página no Facebook. Além de lançar a cartilha, a associação prepara outros eventos, como um festival de cinema, e ações pelo cumprimento da Lei da Inclusão.

O autor

Filho da jornalista Selma Sueli Silva, Victor Mendonça e sua mãe mantêm no YouTube o canal Mundo Asperger, com divertidas conversas sobre o assunto. Ele também escreve uma coluna no blog “Tudo bem ser diferente”, da jornalista Sônia Pessoa, que pode ser acessada clicando aqui.

Lançamento do livro “Outro olhar – reflexões de um autista”, de Victor Mendonça, e da cartilha “Síndrome de Asperger”

Data: 23/2/16, terça-feira

Horário: 19h30

Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here