sexta-feira , 2 junho 2023

Arfoc-MG recebe imagens sobre tragédia de Mariana para exibir em festival

A Associações dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (Arfoc-MG) está convocando moradores de Mariana, fotógrafos amadores, profissionais da grande mídia, fotógrafos independentes, fotodocumentaristas e artistas multimídias que registraram imagens da tragédia do rompimento da barragem da Samarco para enviá-las à entidade. As imagens serão selecionadas, editadas e farão parte de um audiovisual que será exibido em Tiradentes nos dias 11 e 12 de março, às 21h30, no Largo das Forras, durante o 6º Festival de Fotografia de Tiradentes.

A proposta é aproveitar o material para pensar sobre as potências política, social e estética que atravessam a atuação do profissional de imagem, uma vez que o festival oferece um espaço para exibição e reflexão dos trabalhos inscritos.

No dia 5 de novembro de 2015, uma barragem da mineradora Samarco contendo rejeitos resultante de mineração rompeu, eliminando do mapa Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo e atingindo outros distritos de Mariana (MG). O desastre causou mortes, soterrou nascentes, destruiu o Rio Doce e contaminou o mar. Além do impacto ambiental, a enxurrada de lama arruinou o cotidiano de moradores de cidades em Minas Gerais e no Espírito Santo. “De que maneira as imagens relacionadas à tragédia de Mariana solicitam o nosso olhar? O que elas dão a ver?” – são algumas questões a serem abordadas.

As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro. Leia mais sobre como participar e inscrever trabalhos no blog da Arfoc-MG: http://arfocmg.com.br/?p=172.

 

(Crédito da foto: Gustavo Ferreira / Jornalistas Livres.)

 

Veja também

ilustracao - robô diante de montanha de dinheiro

Estudo apresenta balanço de disputa das receitas no ambiente digital

Relatório “Remuneração do Jornalismo Pelas Plataformas Digitais”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *