Prática antissindical: no DF, jornal ‘convida’ sindicalista a se retirar da redação

0
41

No dia 14 de janeiro, Wanderlei Pozzebom, coordenador do Sindicato dos Jornalistas do DF, esteve na redação do Portal Fato Online para conversa com os jornalistas da empresa a respeito do atraso no pagamento de salários e 13º. O Sindicato já havia notificado a empresa, cobrando esclarecimento sobre as denúncias anônimas que foram encaminhadas à ouvidoria da entidade. Durante a conversa, Wanderlei foi convidado a se retirar da redação por dirigentes da empresa, que alegaram que a visita não estava autorizada.

Além de ameaçarem a entidade, o sindicato foi informado que os jornalistas também foram coagidos. O SJPDF manifestou seu repúdio ao ocorrido e ao desrespeito com que a empresa tratou tanto os seus trabalhadores quanto a entidade que os representa.

Confira a nota

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) obteve informações de que, desde novembro, a equipe de redação do Fato Online sofre com atrasos de salários e o não pagamento do 13º salário. O Sindicato reconhece que essa realidade não é um caso isolado que diz respeito apenas aos trabalhadores do Fato Online. Mas vem a publico repudiar a postura antidemocrática por parte da empresa em querer intimidar e desqualificar o SJPDF e ameaçar de demissões os jornalistas. Esta entidade sempre sairá em defesa dos direitos dos trabalhadores e não se intimidará com os ataques desferidos pelos patrões.

No entendimento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, o debate sobre assuntos de interesse da categoria devem ser pautados de forma democrática, com respeito mútuo e transparência. Repudiamos ainda qualquer tentativa de censura, constrangimento, pressão indevida, assédio ou ataques infundados contra qualquer pessoa. E lamentamos a pratica antissindical e agressiva por parte dos dirigentes da empresa ao representante desta entidade em visita à redação do Fato Online na última quinta-feira (14) e aos trabalhadores.

O sindicato ressalta também que a lógica dos patrões continua sendo a mesma: produzir mais, com equipes cada vez menores. E com isso quem sofre são os jornalistas, que enfrentam, cada vez mais, sobrecarga de trabalho, jornadas excessivas e acúmulo de função. Reafirmamos que não aceitaremos a transferência da conta da crise para os trabalhadores. Lembramos ainda que o pagamento de salário é direito de todos os trabalhadores e condição fundamental para qualquer empresa que queria demonstrar credibilidade à sociedade e aos seus funcionários.

Por fim, reafirmamos a nossa solidariedade aos colegas do Fato Online e rechaçamos o descaso da direção para com os seus trabalhadores. O Sindicato disponibiliza também a sua assessoria jurídica para todos os jornalistas.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

(Publicado no saite da Fenaj, em 21/1/16.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here