Jornalistas informam população sobre calote dos Diários Associados

0
62

Entre as notícias que circulam na imprensa mineira nesta semana, não consta uma das principais mobilizações de trabalhadores atualmente no estado. Também não consta o calote dos empregadores responsáveis no caso. Por que não? Porque a empresa envolvida é os Diários Associados, que não pagaram o 13º dos profissionais do jornal Estado de Minas e da TV Alterosa e vêm descumprindo gravemente uma série de determinações trabalhistas ao longo do último período. Jornalistas e outras categorias dos dois veículos iniciaram uma série de paralisações no final de dezembro.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais tenta furar a blindagem dos donos da imprensa local e noticiar essa situação para a população percorrendo os principais pontos da capital Belo Horizonte com carro de som e panfletagem. Foi essa a movimentação nos últimos dias 5 e 6 (terça e quarta) na Praça da Savassi e que se estenderá para outros pontos de grande movimentação na cidade. Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Kerison Lopes, a receptividade da população tem sido positiva.

“Cada vez mais pessoas estão sabendo do que está acontecendo nesses dois veículos e demonstram solidariedade com aqueles que têm a tarefa fundamental de produzir notícias e permitir a livre circulação de informação na sociedade. Estamos pedindo para que os cidadãos acessem as redes sociais e os canais de contato da empresa e deixem sua cobrança”, disse Kerison. Ele também repudia a arbitrariedade da direção dos veículos que, além de não apresentar a situação com transparência para os trabalhadores, chegou a acionar um grande contingente de policiais militares para reprimir o movimento no dia 29 de dezembro, em frente à TV Alterosa.

Em cooperação com os sindicatos dos radialistas, trabalhadores gráficos e administrativos, o Sindicato dos Jornalistas está dando apoio aos trabalhadores da empresa nas cidades do interior de Minas e também conhecendo a situação de trabalho em outros veículos dos Diários Associados em grandes praças como Brasília e Rio de Janeiro. Os profissionais da empresa preparam para a próxima segunda-feira 11/1 um dia nacional de mobilização.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here