Bate-papo sobre relacionamento saudável reúne dezenas na Casa do Jornalista

A palestra da jornalista e escritora Zilda de Assis realizada no dia 31/7 no Sindicato dos Jornalistas demonstrou o desejo de muitas pessoas em transformar suas vidas e seus relacionamentos. Os lugares da sala de qualificação profissional da entidade foram insuficientes para abrigar os interessados em ouvir sobre o tema da palestra: “Relacionamentos saudáveis: como você sabota o seu prazer”.

O enfoque principal da palestrante foi a lembrança de que uma relação é uma via de mão dupla, onde todas as partes oferecem e recebem algo simultaneamente. O prazer é a satisfação de um desejo, da vontade ou a realização de um projeto. Tudo sempre voltado à sensação de bem estar e alegria. E o que tem ocorrido atualmente em todos os níveis de convivência é o esquecimento de que para estar junto é preciso compartilhar, com a garantia de que só se recebe proporcionalmente ao que se oferece para o outro.

De forma instigante, Zilda de Assis destacou a importância das decisões e comportamentos adotados nas diversas relações que o ser humano estabelece ao longo da vida. Entre os aspectos relevantes abordados esteve a importância de se definir o que o indivíduo pretende quando opta por compartilhar sua vida com alguém.

Empatia e abismos

De acordo com a palestrante, há uma crise de empatia, o que faz com que as pessoas voltem a atenção exclusivamente para as próprias necessidades e interesses imediatos. “Esse tipo de postura, faz com que mesmo que elas estejam envolvidas numa relação deixem de perceber seus parceiros, cavando abismos que os separam, por mais que convivam no mesmo ambiente”, disse.

A jornalista destacou a importância do autoconhecimento para que os relacionamentos atendam, de fato, às expectativas de cada parte. “Só quem se conhece está apto para conduzir uma convivência baseada na troca de experiências e satisfação mútua de necessidades”, orientou.

O tema foi muito bem aceito pelo público que lotou a sala até o final do evento. Lívia Ricciardone, técnica em segurança do trabalho, comentou que a palestra foi muito proveitosa. “Eu não imaginava que a qualidade do relacionamento fosse tão simples de ser conseguida. Gostei muito e pretendo me aprofundar no assunto”, disse.

A analista de RH Cynthia Jesus disse que a palestra superou suas expectativas. “Eu vim esperando mais uma daquelas receitas de bolo e acabei me deparando com informações que colocaram o destino dos meus relacionamentos totalmente em minhas mãos”, comentou. “Parabéns, vocês souberam enfocar o assunto de maneira clara e leve”, elogiou.

A reflexão em torno das atitudes tomadas dentro das relações foi o que chamou a atenção da professora de história Vera Inês Rodrigues. “Nós perdemos o hábito de refletir em torno das consequências de nossas atitudes dentro de um relacionamento,” comentou. Ela disse que a palestra lhe trouxe de volta à sua mente a reflexão sobre os impactos das suas atitudes no outro e como isso repercute para ela mesma.

 

Veja também

Câmara de Aracaju aprova exigência de diploma para jornalistas no poder público municipal

A Câmara Municipal de Aracaju (SE) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira 21/10, em sessão remota ...

2 comentários

  1. O evento da jornalista e escritora Zilda de Assis surpreendeu. Falar de relacionamento saudável é tudo o que todos nós buscamos. Ao lançar o ebook “Já que relacionamentos perfeitos não existem, torne-os saudáveis”, a autora foi muito feliz, pois a maioria dos autores fala de conflitos nas relações, mas não como transformar um relacionamento saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *