Jornalista lança HQ que incentiva doação de medula óssea

0
61

“A Liga da Quinta do Bem” é o nome da história em quadrinhos que a jornalista Flávia Freitas lançou no dia 15/5/15, na Casa Acolhida Padre Eustáquio (Cape), em Belo Horizonte, para incentivar a doação de medula óssea. A revistinha, de quatro páginas, traduz em quadrinhos a história real da luta contra a leucemia vivida pela autora, que perdeu o irmão Anderson e a prima Ana Paula em consequência da doença.

A iniciativa pretende atingir principalmente o público infantojuvenil, sensibilizando-o para o gesto solidário da doação, incentivando-o a se tornar multiplicador da campanha e ainda informando os leitores sobre o cadastro de doadores feitos nos hemocentros. O roteiro foi escrito pela jornalista e revisado pela pedagoga Gisele Gomes Olavo; as ilustrações em aquarela são do artista plástico Renato César Oliveira e a diagramação, da publicitária Vanessa Avelar.

Impressos com recursos da autora, os primeiros exemplares foram entregues gratuitamente para as crianças da Cape, instituição que recebe crianças do interior de Minas Gerais para tratamento contra o câncer. Flávia busca parcerias para imprimir novas tiragens e doá-las a bibliotecas, escolas, instituições de tratamento contra o câncer e outras.

Flávia perdeu o irmão Anderson em 1999 e a prima Ana Paula em 2012. Em 2011, durante a doença da prima, ela criou a campanha Quinta do Bem, na qual, às quinta-feiras, mulheres usaram lenço na cabeça e homens, fita vermelha no braço. A intenção era encontrar um doador compatível fora da sua família, pois não havia compatibilidade de nenhum parente.

Incentivada por familiares, amigos, conhecidos e simpatizantes na internet, a campanha prosseguiu desde então divulgando a necessidade de doação, por meio das redes sociais e do blog da jornalista. Quinta do Bem é também uma forma de homenagear a memória do Anderson, da Ana Paula e de todos os que faleceram por causa da leucemia.

Informações sobre a campanha no blog da jornalista Flávia Freitas, Comunique Bem, e na sua página no Facebook, Quinta do Bem.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here