Daniela Arbex e Humberto Werneck debatem jornalismo, literatura e audiovisual

0
200

Evento será nos dias 5 a 7 de novembro, com espaço para jornalistas também lançarem e comercializarem seus livros

A Casa de Jornalista de Minas promove, nos próximos dias 5, 6 e 7 de novembro, a 4ª edição do Festival Literário Jornalistas de Minas, com a presença de dois grandes nomes brasileiros do jornalismo e da literatura: Daniela Arbex e Humberto Werneck.

Daniela Arbex é autora premiada de seis livros. Sua obra de estreia, “Holocausto brasileiro” (2013), foi reconhecida como Melhor Livro-Reportagem pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e ficou em segundo lugar no Prêmio Jabuti de 2014. Além disso, foi adaptada como documentário pela HBO em 2016, estreando em 2024 pela Netflix.

“Cova 312” (2015), seu segundo livro, venceu o Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem em 2016, e “Todo dia a mesma noite” (2018) ganhou adaptação pela Netflix na série de ficção homônima em 2023. “Arrastados (2022)” foi agraciado com o prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2023. Em 2024, lançou seu mais recente trabalho, o livro “Longe do ninho”

Daniela Arbex conquistou ainda outros 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três prêmios Esso e o americano Knight International Journalism Award. Foi repórter especial do jornal “Tribuna de Minas”, de Juiz de Fora,  por 23 anos e hoje dedica-se à literatura.

O outro convidado é o escritor e jornalista Humberto Werneck, autor entre outros, do clássico “O desatino da rapaziada” que descreve o ida de jornalistas mineiros para São Paulo, no início dos anos de 1970, para a implantação do projeto do “Jornal da Tarde”, que, por muitos anos, foi referência na imprensa brasileira.

Repórter e editor, trabalhou em publicações como “Suplemento Literário do Minas Gerais”, “Jornal da Tarde”, “Jornal do Brasil”, “Veja”, “IstoÉ” e “Playboy”. Foi, por dez anos, cronista semanal em “O Estado de S. Paulo”, e, por três anos, editor do “Portal da Crônica Brasileira”, do Instituto Moreira Salles. É editor sênior da revista de livros “Quatro Cinco Um”.

Humberto Werneck é autor, de “O Santo Sujo – A vida de Jayme Ovalle”, “Pequenos fantasmas”, “O Pai dos Burros – Dicionário de lugares-comuns e frases feitas”, “O Espalhador de Passarinhos”, “Esse Inferno vai acabar” e “Sonhos rebobinados”, os três últimos de crônicas. É membro da Academia Mineira de Letras (AML)

Durante o 4º Flij, Daniela Arbex irá falar sobre “Jornalismo, memória e audiovisual”, na terça, 5 de novembro, às 19h30; Huberto Werneck falará sobre “Jornalismo e literatura”, no dia 6, quarta, também às 19h30. O dia 7 está reservado para os jornalistas que desejarem fazer o lançamento de seus livros.

Durante o evento, uma livraria, a Mosaico, irá fazer a venda de livros dos jornalistas que desejarem colocar seus livros para comercialização. Quem desejar comercializar seus livros ou fazer o lançamento deverá preencher a ficha de inscrição, que está disponível em: bit.ly/4FlijMG

O 4º Festival Literário Jornalistas de Minas é uma promoção da Casa de Jornalista, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Minas e da Casa Matriz; e patrocínio do site “O Fator” (www.ofator.com.br), Comunicação de Fato Filmes e Mosaico Editorial (www.mosaicoeditorial,com.br).

4º Festival Literário Jornalistas de Minas

Dias 5, 6 e 7 de novembro, a partir de 19h30

Casa de Jornalista: avenida Álvares Cabral, 400, centro, Belo Horizonte.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here