domingo, maio 19, 2024
30.5 C
Belo Horizonte

Cinco opções para se divertir neste final de abril

As dicas de hoje, são para aqueles que precisam se divertir neste tempo de correria.

Sandra Mara
Jornalista | Diretora do SJPMG

Convenhamos, a vida adulta não é nada fácil, principalmente quando o assunto é dinheiro. E essa rotina entre o “duro” e o “quebrado” nos faz até mesmo esquecer que é nosso direito se divertir e ter acesso ao lazer e a momentos prazerosos, sem muitas responsabilidades, não é? O negócio é ser criativo e arranjar maneiras de aproveitar a vida gastando pouco. Difícil? Nem sempre! Na verdade, opções é o que não falta. Garimpamos para você algumas maneiras de se divertir sem agredir o bolso. Quer ver só? Continue lendo e confira nossas dicas para se divertir no final de semana

Música de Domingo celebra o Dia do Jazz com show da pianista Glaw Nader no Teatro Francisco Nunes

Comemorado em 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz foi criado pela Unesco e anunciado pelo icônico pianista Herbie Hancock no ano de 2011. Desde então, celebra-se mundo afora o legado vivo de um dos gêneros musicais mais importantes da história, ligado a transformações sociais e culturais profundas na sociedade do século XX. Projeto especial do Teatro Francisco Nunes, o Música de Domingo festeja a data pelo segundo ano consecutivo, em uma edição especial que recebe a pianista, cantora, compositora e arranjadora Glaw Nader. Integrando o Circuito Municipal de Cultura, o show “Trama”, da artista mineira, reúne 11 instrumentistas mulheres no palco e acontece neste domingo, 28 de abril, às 11h.

O show “Trama” é fruto da residência artística de mesmo nome idealizada por Glaw Nader e oferecida a mulheres instrumentistas dentro da programação do “Savassi Festival 2023”. Ao longo de cinco dias, foram trabalhados entre as participantes parâmetros para a formação musical como fundamentos de harmonia, improvisação e arranjo. “Nesse trabalho teórico-prático, levantamos um repertório de estudo, que baseia boa parte do que apresentaremos neste show. O repertório privilegia compositores negros brasileiros que difundiram o jazz pelo Brasil, entre eles alguns de Belo Horizonte. Temos releituras de Moacir Santos, Baden Powell, Milton Nascimento, Tânia Maria, Marku Ribas e uma composição minha, inclusive. Além disso, trazemos a música de Miles Davis para o palco, pelo que o músico representa na difusão do jazz para vários públicos”, conta a artista.

SERVIÇO

Música de Domingo celebra o Dia do Jazz

Quando. Domingo, 28 de abril, às 11h

Onde. Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 – Centro)

Quanto. Entrada gratuita mediante retirada de ingresso neste link


Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário lança disco neste domingo, dia 28

Fundada em 1938, a Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário é um dos congados mais tradicionais de Belo Horizonte. A agenda anual da Irmandade contempla a realização da Festa de São Jorge, que acontece sempre em abril, na sede da Guarda, localizada no bairro Concórdia. Neste ano, a festividade conta com um adendo especial – o lançamento do disco “Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário”. Lançado nas plataformas digitais na última semana, o trabalho apresenta 32 canções gravadas em estúdio pelos reinadeiros e reinadeiras, com produção musical do cantor, compositor e instrumentista Sérgio Pererê. A festa acontece neste domingo, 28 de abril, às 14h, e é aberta ao público. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Rainha Conga da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, Kelly Simone é quem assina o roteiro do disco. Ela conta que pensou o repertório a partir de uma vivência com a Irmandade, considerando um dia de visita a outro congado. “São mais de 780 canções catalogadas e todas possuem momento certo. Algumas podem ser tocadas em locais públicos, em festas e visitas; outras têm a ver com a ritualística. Escolhi canções que cantamos quando vamos visitar outros congados”, afirma. “Mas a musicalidade e a fé têm a ver com os processos de intuição, então também entraram hinos e orações que não são tão comuns nesse contexto da visita, mas que achei importante registrar no disco”, diz, citando o Hino de Nossa Senhora do Rosário e a Oração de São Jorge. 

SERVIÇO

Festa de São Jorge / Lançamento do disco

Quando. Domingo, 28 de abril, às 14h

Onde. Sede da Guarda (Rua Tamboril, 639 – Concórdia)

Quanto. Entrada franca


CCBB  apresenta 2ª edição da “Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema”

Com o objetivo de investigar a tão instigante personagem da bruxa, que nunca saiu do imaginário popular, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte apresenta a 2ª edição da “Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema”. A mostra, inédita em BH, acontece de 24 de abril a 20 de maio e leva ao público as diferentes formas de representação dos corpos e saberes femininos através de um conjunto de 28 obras de várias épocas, países e modos de realização. Ainda haverá debates com especialistas, catálogo e oficina gratuitos. 

Com curadoria de Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre, a programação percorre a iconografia clássica das mulheres “más”, passando pelas histórias de perseguição no período medieval e no alvorecer da idade moderna, até o resgate da bruxa como símbolo de empoderamento feminino na passagem para o século XXI. A programação traz filmes de diferentes gêneros, transitando entre ficção, documentário, experimental e performance, e de diferentes países, como Alemanha, França, México, Nigéria, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos, Brasil e outros.

SERVIÇO

Data: 24 de abril a 20 de  maio – De quarta a segunda.

Local: Teatro II Centro   Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 –   Funcionários)


Cliver Honorato realiza circulação do Show Indolente Malandragem neste sábado, dia 27 de abril  

Cliver Honorato, músico que vem despontando no cenário da música independente autoral, realiza a circulação do Show Indolente Malandragem com Convidados, no Centro Cultural Bairro das Indústrias, localizado na região do Barreiro, neste sábado, dia 27 de abril. Durante as apresentações, Cliver será acompanhado por Fillipe Glauss nas guitarras.

Nesse trabalho, o artista apresenta faixas inéditas e autorais, explorando novos timbres e experimentações sonoras. O cerne temático do espetáculo “Indolente Malandragem” é profundamente enraizado nas opressões sociais contemporâneas que permeiam as grandes cidades. Por meio de sua música e performance, Cliver Honorato busca trazer à tona questões cruciais que afetam as comunidades urbanas e as pessoas que nelas vivem. 

Para enriquecer ainda mais a experiência, cada regional contará com a participação de um artista convidado. Entre eles estão o compositor, cantor e violonista Júlio Marotta, o cantor e violonista Edimar Boaventura e a poetisa e slammer Xiatitia. Os convidados são artistas locais atuantes nas regionais onde estão localizados os Centros Culturais que realizarão as apresentações. A inclusão de artistas convidados da periferia nas apresentações do projeto amplia a representatividade e valoriza as expressões artísticas locais. Isso fortalece a identificação do público, proporciona visibilidade e oportunidades de carreira para os artistas periféricos, além de enriquecer a diversidade cultural do espetáculo.

SERVIÇO

Circulação do Show Indolente Malandragem com convidados

Quando: Sábado, dia 27 de abril, as 15h

Onde: Centro Cultural Bairro das Indústrias, (Rua dos Industriários, 289, – B. Indústrias, Barreiro) às 15h.


Projeto Encontro chega à Igarapé

Depois de Nova Lima e Barão de Cocais, agora é a vez de Igarapé receber as atividades do Projeto Encontro, realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A caravana chega na cidade nos dias 27 e 28 de abril (sábado e domingo) com diversas ações socioambientais, culturais e educacionais voltadas para as comunidades atingidas por barragens de mineração. Toda a programação é gratuita e acontece na Praça da Matriz.

Com opções para o público de todas as idades, o Projeto Encontro monta um corredor de serviços, com informações sobre meio ambiente e sustentabilidade, além de ações de cidadania e muitas atividades artísticas. Outro destaque é a presença da kombi customizada do projeto, com atendimento de dúvidas do MPMG, café e distribuição de materiais informativos.

No sábado à noite, às 20h30, o teatro de rua traz o seu encanto para a Praça da Matriz, com a trupe do Grupo Maria Cutia encenando o clássico texto de Ariano Suassuna, “Auto da Compadecida”. Com linguagem popular voltada à palhaçaria e às tradições cênicas brasileiras, o grupo mineiro já se apresentou em mais de 160 cidades do Brasil e cinco países do exterior. 

Já no domingo, a diversidade chama a atenção na programação, que começa às 9h com um projeto de “gambiarra criativa”, a Hacklab Volante, do coletivo Gambiologia. Ao longo do dia, serão realizadas ainda contação de histórias infantis, corrida de carrinho de rolimã, show de forró e hip hop, capoeira, roda de conversa sobre saúde mental e violência doméstica, além de ações de saúde, bem-estar e autocuidado. O encerramento acontece às 17h com a Banda Musical de Igarapé.

Últimas notícias

Instituto FALA! e Google News Initiative lançam Rede de Treinamentos para jornalistas

A Rede de Treinamentos FALA! é um programa que...

Cinco opções para se divertir em BH e no interior: 17 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana...

Cinco opções para se divertir neste final de semana: 11 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana...

Chico Felitti discute, em BH, jornalismo e empreendedorismo

Iniciativa do Sebrae e Sindicato dos Jornalistas de Minas...

Eventos

Instituto FALA! e Google News Initiative lançam Rede de Treinamentos para jornalistas

A Rede de Treinamentos FALA! é um programa que...

Cinco opções para se divertir em BH e no interior: 17 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana...

Cinco opções para se divertir neste final de semana: 11 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana...

Chico Felitti discute, em BH, jornalismo e empreendedorismo

Iniciativa do Sebrae e Sindicato dos Jornalistas de Minas...

Cinco opções para se divertir neste final de semana: 4 de maio

A programação deste fim de semana está recheada de...

Novidades

spot_img
spot_imgspot_img

Cinco opções para se divertir em BH e no interior: 17 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana para aproveitar as atividades culturais gratuitas para se divertir, opções não faltam. Quem quiser assistir...

Cinco opções para se divertir neste final de semana: 11 de maio

Para quem gosta de aproveitar o final de semana para aproveitar as atividades culturais gratuitas para se divertir, opções não faltam. Mas como esse...

Cinco opções para se divertir neste final de semana: 4 de maio

A programação deste fim de semana está recheada de atividades para agradar pessoas distintas. No sábado tem Feirinha Aproxima e Festival de Blues na...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here