Cinco opções para se divertir neste final de semana

0
227
Waldir Gomes é atraçao do final de semana - Foto: Rute Faria
Waldir Gomes é atraçao do final de semana - Foto: Rute Faria

Noite de samba e solidariedade, exposições e teatro infantil. Cinco sugestões para o final de semana em Belo Horizonte

Sandra Mara
Jornalista | Diretora do SJPMG

No bar do Cacá, Waldir Gomes e convidadas celebram o Dia Internacional da Mulher e apoiam a Casa Tina Martins

Mariana Martins. Foto: Rute Faria

Nessa sexta-feira, dia 8 de março, o músico Waldir Gomes e sua banda promovem, no Bar do Cacá, uma noite de samba e solidariedade em apoio à Casa Tina Martins. O evento vai destacar o Dia Internacional da Mulher e contará com a presença especial das artistas Dóris, Manu Dias e Mariana Martins e da rainha do Samba de BH, Sandra Veneno, com o propósito de celebrar a importante data na luta pela igualdade e o respeito às mulheres.

Os interessados em contribuir com a Casa Tina Martins podem levar, no dia do evento, itens de higiene pessoal, como shampoo, condicionador, desodorante, e produtos de limpeza, como sabão em pó, papel higiênico e sacos de lixo. Além disso, há a opção de contribuir através de PIX, utilizando o e-mail: OLGABENARIOMG12@GMAIL.COM.

O samba será gratuito até às 21h30, mediante a apresentação das cortesias disponíveis no Sympla. A partir desse horário, terá início o show de samba raiz e partido-alto, com um segundo bloco comandado por elas. O Projeto Nasci pra Cantar e Sambar, liderado por Waldir Gomes e sua banda, é conhecido por sua autenticidade e por celebrar a história do samba enquanto abraça o presente.

Local: Samba do Cacá – Rua Andiroba, 20 – bairro São Paulo

Ingressos: Cortesias disponíveis até 19h de sexta e válidas até 21h30: https://www.sympla.com.br/produtor/bardocaca


Mostra reúne trabalhos de 11 artistas mineiros e tem inspiração nos mestres surrealistas René Magritte e Salvador Dalí

Um dos símbolos mais fortes da Páscoa acaba de ganhar uma mostra temática no DiamondMall. Até 31 de março, o shopping recebe a exposição OVO, que reúne 11 artistas mineiros. Todos eles criaram obras de arte em telas de formato oval. Os trabalhos trazem uma mistura de gêneros, que vão desde o grafite a pinturas abstratas de pássaros e árvores. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Segundo o curador, Marcos Esteves, a escolha pelo ovo como elemento conector das obras se dá pelos significados que ele carrega. “Mais que uma célula encapsulada em uma casca, o ovo gera uma nova vida e traz consigo a renovação, inclusive como símbolo pujante da Páscoa. No âmbito artístico, esse formato de tela que escolhemos chega para ser o berço das criações dos nossos artistas, que darão vazão à imaginação para criar, conceber o novo”.

Ainda de acordo com Marcos, a referência para os trabalhos, vem dos mestres do surrealismo René Magritte e Salvador Dalí, que exploraram formas conhecidas para desenvolver suas obras. “Magritte ficou famoso ao pintar sobre formas. Usou, por exemplo, o cachimbo em A Traição das Imagens, de 1926, além da famosa pomba da paz de Picasso, construindo a partir desses símbolos e objetos, vários trabalhos que entraram para a história da arte”, completa. Além dos quadros com formato oval, um dos destaques da exposição é uma escultura de cerca de dois metros, em aço corten, do designer de produtos, artista plástico e paisagista Robson Emerick.


Exposição celebra o trabalho de duas mulheres

Belorizontinos podem apreciar a mostra “Camada por Camada”, que reúne obras assinadas pela artista têxtil argentina Valentina Bocchetto e pela fotógrafa mineira Carol Reis até o dia 20 de março no BH Shopping. Localizada no Piso Mariana, a atração é gratuita e está disponível diariamente, das 10 às 22h. A exposição celebra o trabalho de duas mulheres da mesma geração que, por motivos distintos e sentimentos parecidos, encontraram um caminho artístico em comum: Carol fotografava cebolas, enquanto Valentina as bordava.

Esses dois ofícios se convergiram num projeto repleto de simbologias e significados, como explica a fotógrafa: “Acreditamos que os sentimentos formam camadas, ou se revelam como pétalas que se abrem e não se partem. Resolvemos tornar a cebola protagonista destas obras, que unem as minhas fotografias ao movimento das linhas e agulhas de Valentina Bocchetto”, conta.

Para as artistas, ao dar vazão a tudo que a arte pode transformar, as cebolas retratadas puderam ir muito além do que conhecemos: “Uma vez, a cebola recebeu uma ode de Pablo Neruda. No Egito antigo, foi objeto de adoração. E no Renascimento com as grandes navegações, ganhou o paladar mundial. Nas nossas peças, ela é reverenciada como uma joia que às vezes se apresenta como flor de lótus, envolta em cascas douradas ou bordada em seda e fios dourados. É disso que se trata esse projeto feito a quatro mãos”, completa.

De acordo com a superintendente do BH Shopping, Simone Fiorello, a sensibilidade das peças promete envolver os olhares curiosos de quem passar pelos corredores do mall. “Trazemos com alegria mais essa exposição, que valoriza o olhar sensível das artistas que produziram as peças. ‘Camada por camada’ é uma homenagem a quem, por meio da arte, é capaz de transformar coisas aparentemente simples em obras magníficas”, destaca.


Na minha paleta: mulheres são protagonistas de exposição em Belo Horizone

Até 12 de abril, a Galeria Pátio Arts&Design, no Pátio Savassi, recebe a exposição ‘Na minha paleta’, que reúne trabalhos de 12 mulheres. A mostra contempla cerca de 40 obras, entre aquarelas, pinturas a óleo e técnica de monotipia – processo gráfico simples que transita entre a pintura, o desenho e a gravura –, nas quais as artistas trazem para o público as suas relações com as cores. A visitação é gratuita e aberta ao público.

De acordo com Sofia Almeida, que divide a curadoria da mostra com Paulo Apgáua, Na minha paleta também é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. “Esse encontro de mulheres talentosas vem em um mês muito oportuno, no qual celebramos a nossa força, existência e as nossas potências”.

Ainda segundo Almeida, as diversas cores mostradas em todas as telas podem perfeitamente fazer uma analogia ao universo feminino, que é multicolorido. “Hoje, felizmente, existem várias concepções do que é ser mulher. Nós não cabemos mais em um só lugar, em um só espectro e/ou contexto. Somos plurais e multifacetadas”, ressalta acrescentando que o time de artistas da mostra é igualmente diverso, seja na faixa etária, formação técnica ou nacionalidade.

Uma delas – Natália Lysenko – vem da cidade de Tyumen, na Rússia. Morando há seis anos em Belo Horizonte, ela celebra a exposição no Pátio Savassi como um momento especial em sua carreira, já que essa será a primeira vez que ela expõe seus trabalhos na capital mineira. “Na minha paleta é uma vitrine valiosa que chega para nos reafirmar como produtoras e disseminadoras de arte”, pontua. Natália levará três trabalhos para a galeria: Cúrcuma, Amarelo e Menina nômade do Cazaquistão. Os dois primeiros feitos em tinta a óleo e placa de papel e o terceiro em aquarela e lápis de cor.


Show das Princesas

Criado especialmente para o público infantil, o espetáculo “Show das Princesas”, será realizado no próximo domingo, dia 10, no Teatro do Centro Cultural Unimed, e convida a criançada para uma jornada musical com as princesas Elsa, Anna, Rapunzel, Ariel, Branca de Neve e Cinderela. Durante o show, as princesas da Disney apresentam seus maiores sucessos, compartilham histórias emocionantes e revelam segredos de seus reinos. As crianças são convidadas a cantar, dançar e interagir com as personagens, que brilham no palco em cenários coloridos, figurinos vibrantes e efeitos especiais. O espetáculo terá início às 16h e está programado para durar cerca de 60 minutos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here