sábado , 3 junho 2023

Carlos Barroso inaugura mostra “Deslocamento” na galeria da Assembleia

O poeta, artista visual e jornalista Carlos Barroso inaugura, na próxima segunda, 5, às 19h, na Galeria da Assembleia Legislativa/MG, a mostra “Deslocamento”. A exposição permanece no local até o dia 23 do mesmo mês. “Deslocar, significar, profanar”, define assim o escritor, ensaísta e professor (UFMG) Anelito de Oliveira, que responde pela Curadoria da exposição.

“Deslocamento” mostra instalações, ready-mades, objetos, quadros, esculturas, videopoemas, backlights, LEDs, e poemas visuais produzidos a partir de artefatos e ideias que buscam o inusitado, o verso e o controverso. São utilizados materiais do cotidiano nas obras, como vidros, metais, placas, lata de lixo, molas, gesso, blocos de construção etc., na procura de um potencial poético e artístico, por meio do experimentalismo e da provocação.
Trata-se de um trabalho originário da poesia independente (ou “marginal”), incorporado a lições apreendidas de vanguardas, entre elas o dadaísmo, o concretismo, a poesia visual, as artes plásticas, enfim, em uma busca multimídia que menospreza padrões e formalidades, sem abandonar, contudo, a estética.

“Poesia Descorpo” é uma das obras da mostra de Carlos Barroso, a partir de terça

Anelito de Oliveira avalia que a fonte dessa liberdade é a poesia e seus significados. “Mais que os rótulos, ‘Deslocamento’ nos coloca em face da produtividade de uma desrotulação. O que interessa, para evocar o poeta Décio Pignatari, é o que não está contido no que se apresenta. Na poesia interessa o que não é poesia”. Completa que o conjunto dos trabalhos aponta para a “arte política em sintonia clínica com o espaço público brasileiro ainda em ebulição.”

Ao enumerar algumas peças que integram a mostra, a professora (UFMG), poeta e ensaísta Vera Casa Nova diz que Descorpo, Picho, Beyoncé, History, Presuntos a Passarinho, entre outras, levam à necessidade de abrir os olhos ao que acontece à nossa volta. “Os poemas visuais fazem parte de uma experiência das imagens. Quando Carlos Barroso faz o seu objeto History no lixo, ele está produzindo sentidos, atravessados por questões históricas e filosóficas.”

Mostra Deslocamento / Carlos Barroso 

Local: Galeria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais 

Data: de 5 a 23 de setembro de 2022 

Horário: de segunda à sexta-feira, entre 8 e 18 horas 

Endereço: Rua Rodrigues Caldas, 30 – Bairro Santo Agostinho 

 

Veja também

ilustracao - robô diante de montanha de dinheiro

Estudo apresenta balanço de disputa das receitas no ambiente digital

Relatório “Remuneração do Jornalismo Pelas Plataformas Digitais”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *