Daniela Arbex discute hoje, em evento na PUC Minas, o futuro do jornalismo

0
73

Os cursos de Jornalismo da PUC Minas, do campus Coração Eucarístico e da unidade São Gabriel, além dos recém-lançados cursos da unidade Praça da Liberdade e de Poços de Caldas, promovem hoje e amanhã o evento “A experiência de 50 anos do Marco: o jornalismo impresso no mundo digital”, para comemorar o aniversário de 50 anos do Marco, o jornal laboratório do curso de jornalismo da PUC Minas.

Além da presença de importantes nomes no cenário do jornalismo brasileiro, o evento comemorativo dos 50 anos do Marco terá duas mesas com ex-editores e ex-monitores do jornal. As atividades são gratuitas, abertas ao público externo e serão transmitidas pelo canal da FCA PUC Minas no YouTube.

O evento marca também o retorno da circulação física do jornal, com novo projeto gráfico e editorial, para comemorar o cinquentenário e torná-lo mais moderno. De acordo com o novo projeto, elaborado em 2021, o Marco mantém os princípios gerais da sua história, mas passa a se dirigir especialmente ao público jovem. Os objetivos são motivar esse segmento para o jornalismo e gerar interesse quanto ao formato impresso. Em termos de conteúdo, as novas edições vão apresentar reportagens em profundidade, artigos de opinião e colunas.

A programação completa está disponível no Instagram dos cursos de Jornalismo (@jornalismopuc) e no site da Faculdade de Comunicação e Artes (fca.pucminas.br<http://fca.pucminas.br>). No turno da manhã as palestras serão no auditório 3, do prédio 43 do campus Coração Eucarístico; à noite, as atividades serão na sala Multimeios 31, do Bloco I da unidade São Gabriel.

O evento começou hoje pela manhã. As programação de hoje à noite e de amanhã, pela manhã e à noite, será a seguinte:

Hoje, 25 de abril – Campus São Gabriel

19h às 20h30 – Qual é o futuro do jornal? O papel do jornalismo na construção da memória coletiva do Brasil
Palestrante: Daniela Arbex, com mediação da professora Fernanda Sanglard

20h30 às 22h – Jornalismo Multiplataforma
Palestrantes: Benny Cohen (Uai) e Cândido Henrique Silva (O Tempo), com mediação da professora Verônica Soares

26 de abril (terça-feira)
Campus Coração Eucarístico

9h às 10h30 – A experiência do jornal Fala Roça na maior favela do Brasil
Palestrante: Michel Silva (Fala Roça), com mediação da professora Iara Franco

10h30 às 12h – Encontro de ex-editores e ex-monitores
Palestrantes: José Milton Santos, Fernando Lacerda, José Maria Morais, Álvaro Duarte e Liliane Corrêa, com mediação da professora Ana Maria Rodrigues

Campus São Gabriel

19h às 20h30 – A experiência do jornal Fala Roça na maior favela do Brasil
Palestrante: Michel Silva (Fala Roça), com mediação da professora Viviane Maia

20h30 às 22h – Encontro de ex-editores e ex-monitores
Palestrantes: Maurício Lara, Mário Viggiano, Daniel Camargo e Alessandra Melo, com mediação do professor Getúlio Neuremberg.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here