Sindicato convoca jornalistas para assembleia de campanha salarial

0
110

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) convoca os trabalhadores de jornais impressos, revistas, sites, rádio e televisão e assessoria para a assembléia virtual a ser realizada no dia 10/02/22, em dois horários, 10h e 19h30 , para deliberar sobre a campanha salarial deste ano e também dos anteriores em que não foi celebrado, por intransigência dos patrões, acordos coletivos de trabalho.

Para evitar ataques virtuais, o link da assembléia será disponibilizado somente no dia da assembléia. Posteriormente, será colocada em votação as pautas de cada uma das categorias dos trabalhadores da notícia. É muito importante a participação, pois as instâncias jurídicas e de tentativa de mediação de conflitos ((Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Ministério da Economia) estão exigindo o cumprimento dessas formalidades para dar sequência aos pedidos de providência contra a não reposição da inflação.

Além dessa burocracia, o sindicato sozinho não tem força nas negociações. É necessária a participação e mobilização de todos para que os acordos sejam celebrados e tenham índices melhores. A legislação, apesar de prever o direito à reposição das perdas inflacionárias, não assegura instrumentos para que essa regra seja cumprida, e ainda dificultou mais ainda as negociações com a aprovação pelo governo Michel Temer, em 2017, da contrarreforma trabalhista.

Após a provação da pauta, começam as negociações. Algumas já estão em curso desde ao ano passado, caso do acordo coletivo de jornais, revistas, sites, rádio e televisão, mas os índices oferecidos até agora são irrisórios e não repõem ao menos a inflação acumulada nos últimos anos. No caso das assessorias, a dificuldade é ainda maior, pois o Sindicato Nacional de Assessorias de Comunicação (SINCO) encerrou suas atividades em 2014 e não há como negociar coletivamente mais.

Para receber o link da assembleia e, posteriormente, da pauta para votação basta mandar um email para registro@sjpmg.org.br ou um zap para (31) 982394231 com nome completo e local de trabalho. A convocação é válida para capital e interior. Participe.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here