Comissão e sindicatos pedem que EBC reconsidere o trabalho presencial na pandemia

0
66

A Comissão de Empregados da EBC e os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do DF, RJ e SP enviaram um ofício no dia 5/1/2021 à EBC, pedindo que a diretoria reveja a Deliberação 71 da Diretoria Executiva – Direx – de 9 de outubro de 2020.

A Deliberação obrigou os trabalhadores que estavam em regime de home office por causa da pandemia a voltarem para as sedes da empresa, mesmo sem a necessidade da presença física nas redações e salas sem ventilação para executar suas funções.

As entidades já haviam feito inúmeros pedidos de reconsideração, já que mais gente circulando na empresa significa maior probabilidade de contágio também para quem não pode exercer suas funções de casa.

O argumento central neste momento para o retorno ao home office é a brusca mudança no cenário epidemiológico, com dezembro registrando números de contágio iguais aos de junho de 2020, mês considerado o pico da pandemia no Brasil. Situação, portanto, muito mais grave do que a verificada em outubro, quando a Deliberação foi publicada e os números da pandemia pareciam arrefecer.

A falta de planejamento e de protocolos adequados por parte da EBC se refletem no aumento do número de casos de covid-19 na empresa a partir da semana do retorno ao presencial. A EBC deveria ter um plano de contingência para uma mudança no cenário. Mas nada foi apresentado em momento algum para as entidades ou funcionários.

Os gráficos enviados para a direção demonstram que a pandemia está longe de ser controlada. São as nossas vidas que estão em jogo!

Veja o ofício encaminhado clicando AQUI.

 

(Publicado pela Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here