Como a Geórgia ficou azul

Um ativista e líder excepcionalmente talentoso, um novo modelo de organização e anos de trabalho incansável — é assim que você muda o sistema.

Quando Stacey Abrams venceu as primárias democratas na eleição para governador da Geórgia há dois anos, Melissa Harris-Perry e Dorian Warren, do System Check, escreveram um artigo para a Time Magazine, dizendo: “Se Abrams puder vencer as eleições gerais e se tornar a primeira governadora negra da história dos Estados Unidos, em um estado do sul que fica no coração da velha Confederação, será um símbolo poderoso da capacidade das mulheres negras de ser o rosto — e não apenas a espinha dorsal ou auxiliar — da política americana”.

Acontece que Abrams não teve que ganhar a mansão do governador para realizar essa mudança, ela foi capaz de revolucionar o Partido Democrata e o estado da Geórgia mesmo sem a vitória eleitoral.

A Geórgia tem uma história racial brutal: escravidão, Jim Crow, violência racial e supressão massiva de eleitores fazem parte da história da Geórgia. Essa história não vai embora da noite para o dia — no mês passado, o Center for Public Integrity chamou a Geórgia de um “foco de repressão aos eleitores”, alertando que expurgos eleitorais e outras táticas supressivas poderiam ajudar a influenciar a eleição presidencial deste ano.

Mas no final, foi Stacey Abrams e a organização de base profunda que ela vem construindo há quase uma década que fizeram a diferença crucial em 2020. A Geórgia ficou azul pela primeira vez em mais de 25 anos e agora detém o equilíbrio do poder nacional em suas mãos enquanto ambas as disputas para o Senado da Geórgia seguem para o segundo turno das eleições em 5 de janeiro de 2021.

Como Abrams — e os incontáveis ​​ativistas, organizadores, batedores de porta e chamadores que seu trabalho tocou — causaram esse realinhamento monumental na política americana? No episódio desta semana do System Check, Melissa Harris-Perry e Dorian Warren exploram as realidades duais da história da Geórgia, destacando as marcas duradouras da supremacia branca e os movimentos resilientes por justiça racial tecidos no tecido do estado.

Eles conversam com os organizadores de base cujos anos de organização, mobilização e estratégia criaram novos modelos de mudança de sistema. Nse Ufot, diretor executivo do New Georgia Project Action Fund passou anos trabalhando para expandir a democracia, registrando quase 1 milhão de georgianos afro-americanos, latino-americanos e asiáticos elegíveis, mas não registrados. Ela nos conta por que música, comida e cuidados infantis — e shows de drag — são ferramentas importantes de organização.

A Geórgia é o epicentro do Novo Sul, e a composição racial não está mais confinada ao paradigma preto / branco. Genny Castillo, diretora de Engajamento Regional, Southern Economic Advancement Project, e Aisha Yaqoob Mahmood, diretora do Asian American Advocacy Fund da Geórgia, contam a Melissa e Dorian o que as mudanças demográficas do estado significam para o futuro da política na Geórgia e em todo o país. Sintonize para descobrir por que Genny quer que você leia as páginas 63 a 65 do primeiro livro de Stacey Abrams, Lead from the Outside, e por que o pai de Aisha convidou Stacey Abrams para o casamento de sua filha.

A palavra final desta semana vai para Renee Montgomery: Uma estrela do Atlanta Dream da WNBA, Montgomery surpreendeu os fãs de esportes neste verão quando anunciou que ficaria de fora da temporada de 2020 para concentrar suas energias nos esforços de mobilização de eleitores na Geórgia. E ela ainda não acabou: depois de todas as eleições de segundo turno, ainda faltam 8 semanas.

Lista de checagem do sistema

Transformando a análise em ação, nossos anfitriões oferecem aos ouvintes três itens de ação esta semana.

1-Primeiro, ajude-nos a fazer uma lista de reprodução inspirada no trabalho que a Geórgia já fez e no trabalho que a Geórgia está encarregada de fazer até o segundo turno de 5 de janeiro de 2021. Pense nisso como uma ferramenta de organização sônica para lembrar ao povo da Geórgia que eles não estão sozinhos. A Geórgia está em TODAS as nossas mentes enquanto tentamos salvar e fortalecer a democracia americana. Compartilhe suas escolhas em nosso Twitter e Facebook. Use a hashtag #SystemCheckPlaylist

2-Em segundo lugar, mesmo se você não estiver na Geórgia, você pode experimentar o conselho sábio e aprender as principais estratégias de Stacey Abrams, conferindo seus dois livros de estratégia política mais vendidos, Liderar de fora: como construir seu futuro e fazer mudanças reais e A hora é agora: poder, propósito e a luta por uma América justa. Leia-os, dê-os de presente, siga os conselhos.

3-Por último, lembre-se de que as eleições de 2020 ainda não acabaram. Contribua com seu tempo, talento e tesouro de todas as maneiras que puder para os esforços para expandir a democracia e sustentar a mobilização de eleitores na Geórgia! Procure os organizadores e organizações que fazem o trabalho em sua vizinhança, sua comunidade, seu estado. Descubra como você pode se envolver e fazer a diferença em seu próprio quintal e, em seguida, envie-nos uma nota nas redes sociais e conte-nos sobre o incrível trabalho que você está fazendo para verificar os sistemas que afetam sua vida.

System Check

As luzes estão piscando. Os alarmes estão tocando. O painel de nossa democracia está nos avisando que é hora de verificar nossos sistemas. No System Check, o novo podcast do The Nation, os apresentadores Melissa Harris-Perry e Dorian Warren sintonizam pessoas notáveis ​​com inteligência e sabedoria para diagnosticar o que nos aflige. Dorian e Melissa conversam com líderes que você já conhece e agentes de mudança que você precisa conhecer. Juntos, eles analisam, riem e ouvem em busca de ferramentas para reparar sistemas nocivos enquanto imaginam e constroem novas formas de ser. Do movimento pelas vidas negras à luta por justiça climática, do regime de imigração injusto à luta inacabada pelo direito ao voto, Dorian e Melissa querem saber como vocês estão vivendo, trabalhando, destruindo ou recriando os sistemas que moldam sua vida. Os tempos são assustadores, mas você não está sozinho: System Check estreiou em 30 de outubro, bem a tempo de dar sentido às eleições de 2020 de alto risco. Assine o System Check em Apple Podcasts, Spotify ou onde quer que você obtenha seus podcasts para novos episódios todas as sextas-feiras.

(Publicado pelo The Nation. Foto: Stacey Abrams fala em um comício em Atlanta, Geórgia, 2 de novembro. Elijah Nouvelage / AFP via Getty Images.)

 

[13/11/20]

 

Veja também

Livro de reportagem sobre assassinato de Marielle escancara submundo do crime carioca

Os repórteres Chico Otávio e Vera Araújo lançaram nas livrarias, pela editora Intrínseca, Mataram Marielle ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *