Unaí Tupinambás, Myriam Marques e Cristiano Martins são os convidados da última aula do Curso Livre de Jornalismo

0
59

A quarta e última aula da segunda temporada do Curso Livre de jornalismo será na próxima segunda-feira 28/9, das 14h às 16h, e terá como tema “Reflexões sobre a cobertura jornalística na pandemia”. Participarão como convidados o infectologista Unaí Tupinambás, da UFMG, a enfermeira em Nova York Myriam Marques e o jornalista Cristiano Martins, do jornal O Tempo, com mediação do jornalista e idealizador do curso João Carlos Firpe Penna.

“Vamos fazer um amplo debate sobre o tema, abordando diversos aspectos e explorando as expertises dos nossos convidados”, informa João Carlos.

Unaí Tupinambás é médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, também membro do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte. É o coordenador de Conteúdo do Covid-19 – Boletim Matinal da Faculdade de Medicina da UFMG e do SUS. Tem sido uma das referências da imprensa brasileira na cobertura da pandemia.

Myriam Marques é mestre em Ciências da Enfermagem pela UFMG e em Saúde Pública pela Université Libre de Bruxelles e uma das lideranças do coletivo DDB New York – Defend Democracy in Brazil Committee. Trabalha como enfermeira de saúde pública na cidade de Nova York, com experiência significativa em mulheres, LGBTQ + e saúde de comunidades vulneráveis por muitos anos. Desde 2018, atua no “College Health” e ingressou, em 2020, na Columbia University como Enfermeira Gerente na Columbia Health. Tem vasta experiência com comunicação comunitária e é fonte de diversos saites jornalísticos do Brasil.

Cristiano Martins é jornalista e atua como repórter do jornal O Tempo e autor do saite Coronavirus-MG.com.br, além de colaborador da Agência Estado e do projeto de dados abertos Covid 19 BR (https://brasil.io/covid19/). Graduado em Jornalismo pela PUC Minas, é mestre em Jornalismo de Investigação, Dados e Visualização pela Universidad Rey Juan Carlos (Espanha) e atualmente cursa especialização em Ciência de Dados pela Universidade Nove de Julho (São Paulo). Trabalhou também nos portais UOL e G1 e nos jornais Metro, Hoje em Dia e El Mundo.

Entre os aspectos que serão abordados, João Carlos cita: erros, acertos e bons exemplos na cobertura da imprensa; ciência e mídia versus negacionismo, como enfrentar as fake news e as armadilhas na cobertura; o papel do consórcio de veículos da imprensa na pandemia; isolamento social e eleições 2020: as possíveis respostas das urnas; Bolsonaro e pandemia: repercussões na mídia internacional e no contexto político mundial; as ações dos movimentos internacionais de defesa da democracia no Brasil em tempos de pandemia.

O Curso

Realizado pelo SJPMG e coordenado pelo jornalista João Carlos Firpe Penna, que tem 29 anos de experiência como professor de Jornalismo da PUC Minas, o Curso Livre de Jornalismo 2020 acontece online nas redes sociais Facebook e YouTube, é gratuito e dará certificado aos participantes que tiverem 50% de presença ou mais.

Clique AQUI para fazer inscrição.

Quem não se inscreveu nas primeiras aulas também pode participar, quem já se inscreveu não precisa se inscrever novamente. Os inscritos recebem um link para assistir à aula e podem fazer perguntas pelo chat.

O curso tem como tema geral “A arte de humanizar o jornalismo” e quatro subtemas, cada um abordado em uma aula: 1) A dor da gente que não sai no jornal; 2) Como cobrir economia para a dona Maria; 3) A gestão Bolsonaro: da gripezinha ao genocídio; 4) Reflexões sobre a cobertura jornalística na pandemia.

 

[24/9/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here