Reportagem colaborativa de âmbito nacional, ‘Lição de Casa’ mostra a educação no Brasil durante a pandemia

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A jornalista Joana Suarez lançou nesta terça-feira 15/9 a primeira edição do projeto Lição de Casa, uma ampla e diversificada reportagem sobre a educação no Brasil durante a pandemia. Jornalista experiente e premiada, que nos últimos anos vem se dedicando a trabalhar como free lancer, Joana coordenou uma equipe de 15 profissionais, dos quais 12 jornalistas, que produziram conteúdos em nove estados e no Distrito Federal.

O trabalho pode ser visto no saite Lição de Casa e nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, em forma de reportagem, depoimentos e podcast, e inclui também fotografias e quadrinhos.

“Fiquei bem feliz com o resultado. É a primeira vez que eu vejo um trabalho assim, totalmente colaborativo e em reuniões virtuais, ser realizado”, disse Joana Suarez, explicando que o projeto foi realizado “na cara e na coragem”, em apenas dois meses. “Apostei na ideia, na pauta e no trabalho colaborativo.”

Na sua primeira edição, Lição de Casa mostra, por meio de depoimentos de alunos, mães, professoras, diretoras escolares e secretárias de educação municipais, como o fechamento das escolas, para combater a pandemia do novo coronavírus, afetou a educação infantil no Brasil em 2020. Foram entrevistadas famílias com crianças entre três e seis anos de idade. A reportagem encontrou situações muito distintas que estão contadas em 10 histórias.

“Entender a diversidade regional é só o começo para debater os impactos da pandemia na Educação e a polêmica retomada das aulas presenciais”, diz o texto de abertura da reportagem. “Entramos em casas com crianças espalhadas por dez estados do Brasil, em capitais, periferias e interior, e encontramos contextos familiares muito diferentes.”

Para cobrir histórias em tempos de isolamento social, o projeto usou ferramentas como o podcast, aproveitando uma das surpresas do trabalho: a quantidade de arquivos de áudio recebidos de todos os jornalistas. Dessa forma foi possível reunir vozes com tons e sotaques diferentes, que representam bem a diversidade brasileira.

“A pandemia é uma tragédia também na educação”, ressalta Joana Suarez, referindo-se ao fato de crianças e adolescentes estarem há seis meses sem vínculos sociais, afastados das escolas. “Estou muito feliz de entrar nesse debate, que não pode ser só dos pais, é também de todo mundo e do jornalismo.”

Redação Virtual

Lição de Casa – uma investigação jornalística é fruto das oficinas para free lancers que Joana ministrou durante a pandemia para quase 200 pessoas de 70 cidades.em julho, Joana também participou, ao lado do repórter fotográfico Nilmar Lage, de uma live da série Jornalistas Ao Vio, do SJPMG, destinada a jornalistas que optam pelo frila.

As oficinas geraram um grupo de WhatsApp com cerca de 160 participantes, superativo, diversificado e geograficamente descentralizado, denominado Redação Virtual. A pauta surgiu da conversa de Joana com uma fonte, que falou da sua preocupação com a educação no Brasil neste ano de pandemia.

“Pensei que fazer uma reportagem com a galera da Redação Virtual, nacionalizada, seria a melhor opção, porque educação é muito heterogênea”, conta Joana, que selecionou um grupo de jornalistas de todas as regiões do país. Estão presentes no projeto cidades dos estados do Amazonas, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e o do Distrito Federal.

Ela informa que a intenção é produzir novas edições, com novas pautas que já apareceram, com financiamento coletivo. “Acho importante incentivar as pessoas a contribuir com o jornalismo. Os brasileiros precisam entender que o jornalismo só será independente de fato quando for sustentado pelo público.”

[15/9/20]

 

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