Terceira aula do Curso Livre de Jornalismo, com Bruno Reis e Eliara Santana, será na próxima segunda 21/9

0
63

Um problema técnico impossibilitou a transmissão da terceira aula do Curso Livre de Jornalismo, que estava marcada para segunda-feira passada, 14/9. O problema foi resolvido e a aula será na próxima segunda 21/9. O horário é o mesmo, das 14h às 16h, e os convidados também: o cientista político Bruno Reis e a jornalista Eliara Santana abordarão o tema “A gestão Bolsonaro: da gripezinha ao genocídio”, em companhia do coordenador do curso, o jornalista e professor João Carlos Firpe Penna.

Realizado pelo SJPMG e pela Casa do Jornalista, o curso idealizado por João Carlos acontece online nas redes sociais Facebook e YouTube. É gratuito e dará certificado aos participantes que tiverem 50% de presença ou mais.

As inscrições, que já superam 400, continuam abertas e aqueles que se inscreveram para as aulas anteriores não precisam se inscrever novamente. Os inscritos recebem um link para assistirem à aula e podem fazer perguntas pelo chat.

Clique AQUI para fazer inscrição.

A aula

Na primeira parte da aula, João Carlos Firpe Penna falará sobre os principais desafios da cobertura política, com ênfase nos bastidores do poder, na arte de se fazer uma boa entrevista, nas busca de fonte confiáveis, no relacionamento entre o repórter e o assessor de comunicação e na cobertura das eleições de novembro. Idealizador do curso, João Carlos  foi professor de jornalismo na PUC Minas durante 29 anos e trabalhou em diversos veículos e assessorias.

Os dois convidados falarão sobre a conjuntura política do governo Bolsonaro e os erros e acertos da cobertura da mídia.

Os convidados

Bruno Pinheiro Wanderley Reis é doutor em Ciência Política pelo Iuperj, professor titular do Departamento de Ciência Política da UFMG e diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Já foi secretário-adjunto da Associação Brasileira de Ciência Política e membro do Comitê Acadêmico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Eliara Santana é jornalista e doutora em Linguística e Língua Portuguesa, na linha de Análise do Discurso, pesquisadora sobre fake news, colunista do portal Viomundo e autora do Boletim JN, no qual faz análise crítica das edições diárias do Jornal Nacional. Participou das atividades do MASClab (Media and Social Change), do Teachers College, Universidade Columbia, faz parte da Associação Nacional Norte-America de Letramento Midiático e é pesquisadora do Mundo Digital, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O curso

O Curso Livre de Jornalismo 2020 tem como tema geral “A arte de humanizar o jornalismo” e quatro subtemas: 1) A dor da gente que não sai no jornal; 2) Como cobrir economia para a dona Maria; 3) A gestão Bolsonaro: da gripezinha ao genocídio; 4) Reflexões sobre a cobertura jornalística na pandemia.

As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, a primeira foi no dia 24/o e a segunda, no dia 31/8, com grande procura. Inscreveram-se não apenas estudantes e recém-formados, o principal público alvo, mas também profissionais com atuação em vários tipos de veículos, assessorias e instituições. O convidado da primeira aula foi Daniel Camargos, repórter investigativo da ONG Repórter Brasil, diretor da Abraji e ex-vice-presidente do SJPMG; na segunda, o convidado foi o economista e professor Paulo Bretas, ex-presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais.

As duas aulas podem ser vistas na página do SJPMG no Facebook. A quarta e última aula está marcada para 28 de setembro, no mesmo horário, e terá como tema “Reflexões sobre a cobertura jornalística na pandemia”.

 

[17/9/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here