Blog da jornalista mineira Sulamita Esteliam completa 10 anos

O A Tal Mineira chega aos 10 anos neste 11 de setembro

Por Sulamita Esteliam

O A Tal Mineira completa 10 anos neste 11 de setembro, de cara nova. Uma forma de celebrar o novo ciclo e agradecer você pelo acesso, diário ou eventual, ao longo dessa década de atividade.

Aqui, quem frequenta sabe, é um buncker. O blogue tem lado, nem se preocupe! É o lado da luta por uma sociedade mais justa, pelas liberdades democráticas, por justiça e pelo direito à cidadania. Trincheira de resistência contra o arbítrio e a injustiça.

O A Tal Mineira nasceu “sujo” e assim permanece. É micro, um pontinho na constelação da blogosfera progressista, que se aglutina em torno do Barão de Itararé, o Centro de Estudos de Mídia Alternativa, baseado na capital paulista.

Mas nasceu para somar, e veio para ficar. Desistir até já passou pela minha cabeça, mas tratei de espanar a sombra. Desistência não é palavra que consta da minha cartilha.

A caricatura do banner é um presente do queridíssimo, e premiadíssimo, cartunista Cau Gomez, que eu chamo de garoto. Ele tinha 15 anos quando o conheci, lá na nossa Macondo, Beagá – um talento em busca de espaço para se expandir.

Hoje Cau é artista premiado no Brasil e no mundo, premiadíssimo. Para mim, continua garoto, e é com o olhar generoso, de garoto, que ele desenhou esta velha escriba.

É prata da casa o selo comemorativo dos 10 anos anos e a montagem do banner. Artes da minha caçula, Bárbara Esteliam, que maneja o branding com graça e leveza, embora não o pratique profissionalmente. Escolhas que só posso respeitar.

O novo formato tem mão e técnica de Carlos Freire, o Cajá, velho companheiro de trabalho ao longo de década e meia no Recife. Após bom tempo na atividade dublê de botequeiro e incentivador cultural, agora retoma funções de webmaster e design.

Ao trio, minha gratidão.

 

A Tal Mineira 10 anos, sempre em boa companhia. Obrigada!

Por Sulamita Esteliam

Compartilho o carinho de gente que nos honra com o acesso e o estímulo ao longo dessa década, e que atendeu ao pedido de comentário sobre os 10 Anos do A Tal Mineira.

Exageros à parte, há reconhecimento do que nos inspira. Prova de que a energia que nos move flui e encontra eco em muitas cabeças e corações.

Gratidão a cada uma e cada um de vocês – aqui, lá, acolá e alhures.

“O blogue da Sulamita, aquela tal mineira mais pernambucana da Terra Brasilis, mantém a mesma conhecida disposição para informar e resistir, mas deu um salto duplo carpado no lado técnico e estético. Uma retomada de fôlego, pois a luta que se anuncia pedirá de nós mais do que se imagina. Parabéns, querida amiga, e estamos por aqui. Nessa Beagá que te pertence.”
Paulinho Saturnino Figueiredo, sociólogo, professor aposentado, ex-diretor da Fafich/UFMG/Belo Horizonte/MG

“Uma década parece pouco, assim dito. Mas são dez anos. Dez anos em que atalmineira informa e faz refletir, como poucos do gênero tão povoado de quase nada. Parabéns. Obrigado por ser parcial em favor da democracia e da justiça.”
Eutrópio Édipo, cronista e professor inglês/Olinda-PE

“A jornalista Sulamita Esteliam, minha amiga Sula, foi seduzida pelos encantos do Nordeste e decidiu, anos atrás, deixar as montanhas mineiras. Em terras nordestinas, criou o blogue A Tal Mineira, onde exerce com maestria o seu ofício. E a brisa, a luminosidade, a cultura da região parece que deixaram sua pena ainda mais afiada.

Com um texto sempre primoroso, Sula escreve sobre política (muito necessários nesses tempos tenebrosos), economia, direitos humanos e sobre o que lhe der na telha. Afinal, o espaço é dela!

Pois o A Tal Mineira está completando 10 anos de vida e merece muitos aplausos. E na data, quem ganha presente somos nós, os leitores. O blogue ganhou novo design e ficou ainda mais atraente, bonito, muito amigável para quem acessa pelo smartphone mais fácil de ler.

Sula, parabéns pelos 10 anos do A Tal Mineira, muitas décadas de vida, e parabéns pelo seu trabalho. Que, por muitos e muitos anos sejamos brindados com o rico conteúdo que você nos oferece.”
Ricardo Campos, jornalista, editor do Boas-Novas MG e colunista do Além do Fato, ambos nas Alterosas das Gerais.

“Parabéns para “A Tal Mineira” pelos seus dez anos de vida política, literária e por que não diversão? A informação fidedigna, com a qualidade e competência da mineirinha Sulamita. Que A Tal Mineira nos presenteie com mais décadas de existência.”
Adauto Beserra, veterinário e bancário aposentado do Banco do Brasil/Recife-PE

“Vida longa para A Tal Mineira. Reflete bem o que a Sulamita sempre foi: uma jornalista combativa, corajosa, intransigentemente do lado de quem luta contras as mazelas crônicas deste país, como a imensa desigualdade econômica, política e social.”
Jurani Garcia, jornalista e compositor/Belo Horizonte-MG

“O blog atalmineira é ótimo pelos motivos que exponho a seguir: é politicamente progressista; muito bem estruturado, com os assuntos muito bem distribuídos; aborda assuntos atuais e de grande relevância, tais como economia, política e comunicação; o visual é agradável; as matérias publicadas são selecionadas por uma escritora e jornalista experiente e de alto nível, fato este que se reflete na seriedade, rigor e bom gosto do blog.”
Nilton Ferreira de Queiroz, geólogo/Recife-PE

“O que me trouxe ao blog dessa tal mineira pernambucanizada foi a poesia.

Ouvi um de seus poemas declamado durante um evento no Dia Internacional da Mulher na faculdade onde estudei Letras, e aquele verso “Berro meu M de mulher” bateu forte na alma. Foi conexão total.

À época, início dos anos 2000, a internet ainda estava pouco acessível. Guardei o poema e anos depois a encontrei na rede. Sulamita me respondeu. Nos tornamos blogueiras amigas virtuais. E não poderia ser diferente.

A sua poesia me levou a ler seus textos políticos, sua crítica. Diálogo impossível de desvincular. Até em suas crônicas bebemos da poesia. Refletimos sobre o país e nosso papel transformador.

Alegro-me pela energia que Sula emprega no blog e na partilha com que nos presenteia.

Vida longa ao blog e à sua criadora, essa Tal Mineira, Sulamita Esteliam!”
Márcia Maracajá, poeta, escritora, atriz, performer e professora – Recife/PE.

Clique AQUI e AQUI para ler a íntegra no blog A Tal Mineira.

(Caricatura: Cau Gomez. Selo dos 10 anos do blog: Bárbara Esteliam, publicitária e filha da Sulamita.)

 

[14/9/20]

 

Veja também

Filhos registram em livro a “Missão 82” do jornalista Rogério Perez

Em 2022 completam quarenta anos da Copa do Mundo de Futebol de 1982, realizada na ...

Um comentário

  1. Obrigada, gente, pela força!
    Tamos juntos na luta por cidadania, liberdade e respeito.
    Abs.

    Sulamita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *