Comissão de Mulheres da Fenaj lança pesquisa sobre mães jornalistas e pandemia

0
29

A Comissão de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou nesta sexta-feira 7/8 a pesquisa “Mães jornalistas e o contexto da pandemia”, um esforço para mapear a situação das profissionais do Jornalismo em relação ao exercício cumulativo de atividades laborais, afazeres domésticos e cuidados com os filhos.

O questionário é curto e pode ser respondido até o próximo dia 17/8 pelo link https://forms.gle/XLm5AXQwksJiqQyH7.

A pesquisa pretende compreender os dilemas que estão sendo enfrentados pelas mães jornalistas que, a despeito de exercerem uma atividade essencial, também não deixam de acumular outras responsabilidades decorrentes da divisão sexual do trabalho, como os cuidados com o lar, os filhos e parentes.

Por meio de seus departamentos de Saúde e de Mobilização, a Fenaj já realizou este ano duas pesquisas relativas à saúde e às condições de trabalho de toda a categoria em meio à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

Segundo Samira de Castro, vice-presidenta e integrante da Comissão de Mulheres da Fenaj, o novo levantamento foi motivado por uma pesquisa da Federação Internacional dos Jornalistas, cuja principal constatação foi que mais da metade das mulheres jornalistas experimentou um aumento das desigualdades de gênero na pandemia.

“Queremos agora obter informações sobre mães jornalistas brasileiras nesse atual contexto que envolve adoecimentos, cuidados familiares, teletrabalho e educação dos filhos”, explicou.

A pesquisa “Mães jornalistas e o contexto da pandemia” contempla questões sobre o perfil dessas trabalhadoras, as condições de trabalho, a situação familiar dessas mulheres e a opinião delas sobre a volta às aulas presenciais dos filhos.

Aline Rios, representante do Sindicato dos Jornalistas do Paraná na Comissão de Mulheres da Fenaj, acrescenta que também é importante inserir as jornalistas no debate sobre o retorno às aulas presenciais, que já vem sendo feito pelas trabalhadoras e mães de diversas categorias, notadamente as ligadas à educação.

Com a divulgação do questionário, o esforço da Comissão de Mulheres da Fenaj se concentra em mobilizar mães jornalistas de todo o Brasil para participarem do levantamento.

(Publicado pela Fenaj.)

[7/8/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here