Conheça a Diretoria eleita do SJPMG para o triênio 2020-2023

0
94

Eleita com 372 votos, 87,32 % dos 426 votantes, a Chapa 2 vai dirigir o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) no triênio 2020-2023. Caracterizada pela diversidade, a nova diretoria tem grande número de mulheres, que são a maioria da categoria – ao todo são 11, incluindo a presidenta reeleita Alessandra Mello. Conheça os 25 diretores.

Alessandra Mello – Jornalista formada pelo PUC-MG, há 25 anos, é repórter do jornal Estado de Minas e já trabalhou, também como repórter, nos jornais O Tempo e Jornal do Brasil. É a atual presidenta do SJPMG e compõe também a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Amélia Gomes – Jornalista graduada pela UFMG, é repórter no jornal Brasil de Fato e também atua no programa de rádio do veículo. É comunicadora popular e cofundadora do Granma Podcast.

Artênius Daniel – Jornalista graduado pela PUC-MG, atua nas áreas do terceiro setor, jornalismo cultural, política, juventude, movimentos sociais. É assessor de comunicação da Cruz Vermelha Brasileira em Minas Gerais e sócio da agência Contra Regras Comunicação e Produção. Atual diretor de Cultura SJPMG.

Brenda Marques – Jornalista formada pelo UNI-BH, com pós-graduação em Jornalismo e Práticas Contemporâneas na mesma instituição. Atua nas editorias de Cultura, Economia, Política e Esportes. Editora de texto na Rede Minas de Televisão. Trabalhou na TV Alterosa, rádio CBN, 98 FM e TV Universitária.

Breno Araújo – Jornalista formado pela Newton Paiva. É assessor de comunicação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Foi repórter da editoria de Cidades no portal O Tempo e atuou como produtor audiovisual, roteirista e diretor cinematográfico na Rede Minas.

Bruno Mateus – Jornalista formado PUC-MG. É repórter de Cultura no jornal O Tempo e Rádio Super, e atuou nas editorias de Esporte e Política. Foi subeditor e colunista da Revista Ragga e editor da Revista do Cruzeiro. Co-autor do livro “Cruzeiro – Tricampeão Brasileiro”.

Carlos Magno – Jornalista formado pela UFPA, possui especialização e mestrado em Políticas Públicas. Foi assessor de Imprensa do Sindicato dos Radialistas de MG, do DCE da PUC-MG e do Sindess. Atua no movimento LGBTI, é fundador e militante do Centro do Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos/MG).

Diego Franco David – Graduado pelo Uni-BH, com formação em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Jornalista popular e sindical. Já atuou na seção estadual da CSP-Conlutas e no Sitraemg. Atualmente é jornalista do Sind-Rede BH.

Edilene Lopes – Jornalista, repórter e colunista de Política da Rádio Itatiaia, podcaster no Abrindo o Jogo. Trabalhou no ICex, na FAE e na Pró-reitoria de graduação da UFMG. Atuou nas ONGs Favela é Isso Aí e Oficina de Imagens. Em 2016, foi eleita melhor repórter de rádio do Brasil no Troféu Mulher Imprensa.

Eduardo Motta – Jornalista formado pela Fafi-BH. Começou nos jornais Folha de Bom Jesus e Hora H. Foi repórter e editor de jornais diários e semanários em Barão de Cocais, Betim, Contagem, Itabira e Santa Bárbara. Trabalhou nas assessorias de comunicação da Prefeitura de Itabira e do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba. É editor do saite Diario entre Serras.

Esley Antunes – Jornalista de televisão desde 1986, há mais de 21 anos na função de repórter cinematográfico, com atuação nas áreas de cultura, esporte, investigativo, entre outras. Formado em Administração de empresas pelo Isabela Hendrix, com especialização em marketing e custos.

Iraê Torido – É repórter cinematográfico há 25 anos. Trabalhou em várias emissoras de TV e, atualmente, está na TV Assembleia.

Ivan Drummond – Jornalista há mais de quatro décadas, começou como diagramador, ainda estudante da PUC-MG. Trabalha no Estado de Minas. Trabalhou no Diário do Comércio, TV Minas e assessoria da Fiemg. Ganhou o Prêmio Esso em 1985 e 1987 e o Prêmio Petrobrás em 2015.

Jalmelice Luz – Formada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação. Trabalhou no Jornal de Minas, Diário do Comércio e Jornal de Casa, Estado de Minas e Estadão. Foi repórter, produtora e editora nas rádios Inconfidência, Itatiaia, BandNews e Núcleo de Rádio da ALMG. Foi assessora de imprensa em organização de eventos.

Joana Suarez – Jornalista formada há 11 anos. Repórter investigativa, vencedora do prêmio 2018 Global Health Reporting Contest, do ICFJ. Trabalhou no jornal O Tempo. Cobre direitos humanos, questões de gênero, meio ambiente e saúde. Colabora para a Folha de S. Paulo, Agência Pública e diversos veículos nacionais e internacionais.

Joana Tavares – Jornalista formada pela PUC Minas, com mestrado em Ciências da Comunicação pela USP e pós-graduação em Estudos Latino-americanos pela UFJF. Tem experiência em comunicação popular. Foi repórter do Brasil de Fato em São Paulo e é editora do Brasil de Fato MG desde sua fundação, em 2013.

João Sampaio – Jornalista formado pela PUC-MG, especialista em Marketing Político pela Faculdade Santo Agostinho, pós-graduando em Ciência Política pelo Iuperj.  Integrou a equipe que implantou o diário O Tempo. Trabalhou no Hoje em Dia, Revista CNT, Jornal Acontece e Grupo DeFato Comunicação.

Letícia França – Jornalista graduada pela Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha como jornalista sindical, fotógrafa e produtora audiovisual. Participa da atual gestão do Sitesemg.

Lina Rocha – Jornalista formada pelo Uni-BH. Foi assessora de imprensa no Palácio das Artes e no Teatro da Cidade. Trabalhou no Diário do Comércio, TV Câmara, Rádio Band News. Há 15 anos trabalha na Rádio Inconfidência e integra o Conselho Administrativo da EMC.

Marcelo Freitas – Jornalista formado pela UFMG. Trabalhou no Diário do Comércio, Hoje em Dia, O Tempo e Estado de Minas. Foi professor dos cursos de jornalismo da PUC Minas e da Estácio de Sá. Foi assessor da UFMG e da Câmara Municipal de BH. Coordenou o portal BHAZ e foi chefe de redação da TV Câmara BH. É assessor SME e diretor da Comunicação de Fato Editora.

Maura Eustáquia – Jornalista formada pela UFMG. Trabalhou no Jornal de Minas e na sucursal mineira de O Globo. Foi professora da PUC-MG, Fafi-BH, Newton Paiva e assessora chefe de Comunicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de MG e do IEF. Especialista em Educação Ambiental e Metodologias de Ensino Superior.

Nilmar Lage – Jornalista formado pela Unileste MG, pós-graduado em Cinema, mestrando em Estudos Rurais pela UFVJM. Trabalha com fotografia e videodocumentário. Foi professor de Fotojornalismo. Colabora com The Intercept Brasil, AFP, Brasil de Fato, Pública, Greenpeace, MAB, MST, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Mídia Ninja.

Rafael Werkema – Jornalista formado pela Fumec e designer gráfico formado em Comunicação Visual (2007) pelo Inap. Atuação em assessoria de comunicação há 15 anos. É assessor do Conselho Federal de Serviço Social. Trabalha também com artes gráficas digitais e produções audiovisuais.

Rogério Hilário – Jornalista formado pela Fafi-BH. Trabalhou no Diário do Comércio e Diário de Minas, participou das equipes de criação do Hoje em Dia, Super Notícia e portal Minas Livre. Trabalhou nas tevês Bandeirantes e Rede Minas e no jornal O Tempo. É assessor de comunicação da CUT MG e colaborador do Brasil de Fato MG.

Solange Barros – É jornalista em Uberlândia. Professora universitária e doutora em Mídia e Educação. Atualmente colabora na comunicação da CTB. É diretora na regional Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do SJPMG.

[4/6/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here