Congresso da Intercom será virtual e discutirá utopia e distopia  

0
46

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) definiu o novo calendário de seu congresso nacional em 2020, que havia sido adiado devido à pandemia de covid-19. O 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020) será realizado de 1º a 10 de dezembro de 2020, em modalidade virtual. A organização continua sendo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a coordenação da professora Ivanise Hilbig de Andrade.

“Diante dos desafios impostos pela pandemia, o adiamento do congresso, que seria realizado em setembro na UFBA, em Salvador, e sua estruturação em formato virtual foram as maneiras encontradas pela Diretoria Executiva da Intercom para garantir a realização do evento”, explica a professora Nair Prata (UFOP), diretora científica da entidade.

“A realização do congresso nacional em 2020, mesmo em um contexto mundial tão adverso, evidencia o compromisso da Intercom com a consolidação da Comunicação como campo científico no Brasil”, afirma o professor Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Intercom.

A Diretoria Científica e a Comissão Organizadora estão buscando as melhores soluções tecnológicas para que os participantes aproveitem ao máximo os dez dias de congresso virtual. Simultaneamente, estão elaborando uma programação diversificada e de qualidade, que contribua para a troca de conhecimentos e experiências que é a marca dos eventos da Intercom.

Já está definido que as sessões de apresentação de trabalhos nos 34 Grupos de Pesquisa (GP) e nas oito divisões temáticas do Intercom Júnior (IJ) serão mantidas, bem como as oficinas e os minicursos. O ponto alto da programação continuará sendo o Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação, que debaterá o tema central deste ano: “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”. Além disso, serão realizados como o Fórum Ensicom (sobre ensino em Comunicação), o Publicom (de lançamento de livros) e o Colóquio Acadêmico. E, como já é tradição, a grande festa de premiação dos vencedores nacionais da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2020) encerrará o congresso.

Inscrições e submissões 

As inscrições de ouvintes começam em 10 de julho e vão até 6 de novembro, com valores ajustados para o formato virtual. Sócios da Intercom em dia com a anuidade e alunos líderes de trabalhos finalistas Expocom terão isenção da taxa de inscrição no congresso nacional.

O período de submissão de trabalhos será de 10 de julho a 12 de outubro, sendo que os autores devem pagar a taxa de inscrição até o dia 6 de outubro. O mesmo prazo vale para envio de propostas ao Publicom, evento de lançamento de livros e publicações que tem normas específicas de submissão.

Os processos de inscrição, pagamento e submissão de artigos científicos continuam os mesmos, via sistema on-line. Basta acessar a página do congresso nacional no Portal Intercom.

(Publicado pelo Portal Imprensa.)

[30/6/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here