Sindicatos manifestam repúdio contra agressão a jornalista em Barbacena

0
59

O Sindicato de Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e a Federação Nacional dos Jornalistas vêm a público manifestar seu total repúdio e indignação contra mais um ato de violência praticado contra um profissional da imprensa. A agressão ocorreu nesta quarta-feira, dia 20 de maio de 2020, uma equipe da TV Integração foi agredida verbal e fisicamente durante o exercício de suas atividades profissionais em Barbacena, Minas Gerais.

A agressão em questão foi formalizada em Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) junto à Polícia Militar de Minas Gerais. Imagens feitas pela própria equipe de reportagem vítima da violência, que já circulam nas redes sociais, mostram a atitude covarde de um homem que utiliza o tripé do próprio repórter cinematográfico da TV Integração para proferir golpes contra este, enquanto o profissional tenta se defender com uma das mãos e segura sua câmera, equipamento de trabalho, com a outra.

Por meio desta nota, além do repúdio contra a violência, o Sindicato se coloca à disposição e presta solidariedade à equipe da TV Integração, solidariedade esta estendida a seus familiares; e também a todos os profissionais da empresa e a toda a categoria, que também se sente agredida com tamanho ato de violência, que, tristemente, não é um ato isolado.

O Sindicato entende que a violência contra um profissional de imprensa é uma violência contra toda a categoria, contra a imprensa livre, contra a sociedade e contra a democracia. A escalada de tal violência não pode mais ser tolerada nem por jornalistas, nem por toda a sociedade em geral. Assim, o Sindicato cobra um posicionamento firme das autoridades responsáveis para coibir tais atos e punir, dentro do escopo das previsões legais, agressores.

Da mesma forma, o texto da lei deve ser usado também para apurar e punir aqueles que fomentam tais ataques, especialmente aqueles cujas palavras estão investidas de autoridade por poderes concedidos pelo Estado.

Direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora
Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
Federação Nacional dos Jornalistas

[20-05-2020]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here