Negociação garante mais três meses de vale-refeição para demitidos pelo O Tempo

0
52

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais ( SJPMG) fechou ontem (26/05) um acordo  com o jornal O Tempo , mediado pelo Ministério Público do Trabalho , para garantir ao menos mais três meses de vale-refeição para os jornalistas e trabalhadores da gráfica e da administração demitidos em abril. Em plena pandemia, o Tempo demitiu 80 trabalhadores, entre eles 28 jornalistas.  A primeira parcela do vale-refeição vai ser paga até o dia 6 de junho. As demais até os dias 26 de junho e julho.

O sindicato também conseguiu que os acertos rescisórios, inicialmente marcados para acontecer em Betim, fossem feitos em Contagem, na sede do jornal, local de trabalho de todos os  dispensados,   por causa da dificuldade de deslocamento para outra localidade devido à pandemia.

Infelizmente, apesar do pedido do MPT  e do sindicato –  responsável por acionar a entidade na procuradoria do trabalho –   O Tempo não concordou com o pedido para qye a empresa bancasse o plano de saúde dos demitidos pelo menos durante pandemia. Os trabalhadores dispensados terão direito ao plano somente durante a vigência do aviso prévio como determina a legislação. Caso queiram continuar na mesma operadora, terão que arcar com a parte que era paga pelo jornal. Muitos terão que abrir mão da assistência médica, pois os valores praticados são elevados para quem está sem emprego.

Trabalhador: caso você tenha sido demitido e tenha alguma dúvida em relação ao acordo pode procurar o Sindicato dos Jornalistas, mesmo que não seja da categoria, que encaminhamos a demanda para o  Sindicato dos Gráficos de Minas Gerais ou para o Sindicato dos Trabalhadores em Administração em Jornais e Revistas que são parceiros e sempre atuam juntos nas lutas nas empresas jornalísticas.

[27/05/2020]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here