Onamir Paiva lança ‘Relembranças’, livro de memórias do jornalismo e da política

0
72

O jornalista Onamir Dias de Paiva lança nesta segunda-feira 9/3, a partir das 19h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21), seu livro de memórias de política, de jornalismo e outras, Relembranças.

O capixaba Onamir chegou a Belo Horizonte em 1933, onde ainda reside, mas trabalhou como jornalista em diversas cidades do interior, como Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Santa Luzia, Betim, Contagem, Coronel Fabriciano, Guanhães, Itaúna, Santa Bárbara e Ouro Preto. Na capital, trabalhou na Folha de S. Paulo, Hoje em Dia e Edição Mineira, entre outros.

Teve também longa atuação política, inicialmente pelo Partido Social Progressista, ocupou cargos e disputou pleitos, a partir de 1954, o último deles em 1990.

Dessas andanças e experiências nasceu o livro Relembranças, edição original, que não tem capítulos nem índice, e sim 222 textos numerados e curtos. Os temas são variados, casos de redações e de campanhas políticas, mas também sobre outros assuntos, inclusive inesperados comentários sobre “Walt Whitman, poeta maior da América” e “O inventor Santos Dumont”.

A linguagem é direta e concisa, e a leitura, fácil, como deve ter sido a escrita, a julgar pela epígrafe, citação do peruano Mario Vargas Lllosa, Prêmio Nobel de Literatura de 2010: “É preciso pedir ao leitor o mesmo esforço que o escritor despendeu ao fazer o livro”.

[3/3/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here