Homenagem a quatro grandes mulheres jornalistas

0
52

Por Luis Nassif, GGN, 27/2/2020

Para ser uma grande jornalista, não basta ser mulher. É preciso o exercício diário do caráter, a capacidade de se manter íntegra, em todos os momentos, em todas as ondas. E não com o exercício diuturno de cavalgar qualquer onda, mesmo as que afrontam princípios básicos de civilidade.

É ter a sutileza das grandes análises, nas quais as estocadas surgem naturalmente dos raciocínios expostos, e não do oportunismo da verborragia fácil e da busca pelo lugar comum.

É ter a ousadia de procurar a verdade, mesmo que em momentos que a verdade não serve de trampolim para a carreira, não seja a verdade mais simpática às direções. E de expor a verdade, por mais dura que seja, com a doçura e a sutileza que nenhum macho é capaz de emular.

Ser uma grande jornalista é não ceder aos impulsos dos linchamentos, quando os linchamentos se tornam arma de guerras políticas. E enfrentar os linchamentos quando a pusilanimidade domina os jornalistas comuns. Não é buscar o aplauso fácil da malta, que se encanta por qualquer berro, qualquer frase de efeito, mas o reconhecimento dos leitores que sabem diferenciar o ângulo inédito do lugar comum. É se tornarem mensageiras da luz, organizando as informações e tirando as conclusões mais precisas, com o senso de detalhe e a sensibilidade das quais só as grandes mulheres são capazes, e não se comportando como chefes de torcida.

Por isso, minha homenagem a quatro efetivamente grandes mulheres jornalistas: Eliane Brum, Maria Cristina Fernandes, Patrícia de Campos Mello e Maria Inês Nassif, expelida do Valor em tempos idos, por ter ousado taxar o estímulo à delação, da Lei Antifumo de José Serra, como resquício da ditadura. Foi o exercício solitário da coragem, contra a unanimidade dos jornais, no qual qualquer ato de solidariedade dos colegas poderia atrapalhar suas carreiras.

Salve as grandes mulheres jornalistas!

(Publicado pelo GGN.)

[27/2/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here