Aos estudantes de Jornalismo

0
84

Caros estudantes,

Sabemos que vocês entraram para a faculdade cheios de sonhos e ideais quando escolheram fazer o curso de Jornalismo. Sabemos, também, que muitos de vocês andam meio desanimados. Tudo por causa de notícias não muito agradáveis envolvendo o Jornalismo, o mercado de trabalho e seu futuro. Há uma parte de verdade em tudo isso. Mas uma parte não é exatamente do jeito que contam.

É certo que a profissão de jornalista, como um tanto de outras, está em um momento de profunda transformação, por causa das novas tecnologias, das redes sociais e da inteligência artificial. Porém, o mundo nunca deixou de estar em transformação. E essa é uma transformação importante. Dizem alguns que igual a ela, nos últimos séculos, foi apenas a Industrial. E nós estamos hoje no olho do furacão.

Estar no olho do furacão pode ser ruim. Mas pode, também, ser bom porque você passa a ser um agente dessa mudança. Você pode influir, deixar a sua marca no futuro. Um exemplo concreto disso é a Medida Provisória 905, que estabelece o fim do registro de jornalista para o exercício da profissão.

Em vez de simplesmente aceitarmos a MP como um fato consumado, estamos aproveitando esse momento para fazer com que a sociedade descubra o valor do jornalismo e dos jornalistas.

Nós, os jornalistas, ajudamos a dar visibilidade a um sem-número de causas, pessoas e situações. Acreditamos que é hora de fazermos o caminho inverso: de mostrar que sem o jornalismo, estaremos caminhando para uma verdadeira selva de fake news, na qual a informação correta e a pluralidade de opiniões ficariam comprometidas.

Mais do que nunca, é fundamental que, agora, o profissional da comunicação faça valer seu compromisso com a democracia, com o humanismo, com a defesa da verdade.

Esse é o momento!

Por isso, convidamos vocês, estudantes de Jornalismo, a integrarem a campanha que o Sindicato dos Jornalistas Profissional de Minas Gerais (SJPMG) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) estão fazendo contra a MP 905. Faça parte dessa história.

Porque esta é a nossa história. A história dos profissionais da Comunicação.

Porque esta será a sua história!

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais – SJPMG
Federação Nacional dos Jornalistas

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[3/12/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here