Projeto da Abraji com apoio do Google possibilitará investigações avançadas em bases de dados

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O projeto CruzaGrafos, apresentado em parceria entre a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e o Brasil.IO, foi selecionado para receber apoio do Desafio de Inovação da Google News Initiative.

CruzaGrafos será uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, ao possibilitar ver relações em grafos. Com essa ferramenta, jornalistas poderão analisar e expor relacionamentos entre diferentes entidades (pessoas e empresas), mesmo que elas apareçam em diferentes bancos de dados nos repositórios da Abraji.

Com o CruzaGrafos será possível, por exemplo, explorar visualmente as conexões entre um político e seus doadores de campanha, empresas de sua propriedade, parceiros de negócios e empreiteiros pagos com recursos públicos.

Além de ficar disponível na internet, a ferramenta poderá ser implementada em redações jornalísticas, em computadores de freelancers ou do público em geral – a Abraji oferecerá consultorias e cursos às redações e jornalistas sobre as diversas possibilidades de usos do CruzaGrafos e investigações que a ferramenta viabilizará.

Parte dos dados que serão exibidos na ferramenta foi coletada pelo jornalista Cláudio Weber Abramo, pioneiro do jornalismo de dados no Brasil, que faleceu em agosto de 2018. Sua família gentilmente cedeu para a Abraji os bancos de dados e ferramentas que ele criou.

O CruzaGrafos será totalmente desenvolvido pela Abraji e pela Brasil.IO, da qual faz parte o programador e ativista de transparência Álvaro Justen, o Turicas. O projeto deve ser desenvolvido e lançado em etapas ao longo de 2020. “Será uma ótima oportunidade para desenvolvermos, de maneira colaborativa, uma ferramenta de análise de dados que facilite o trabalho dos jornalistas investigativos”, comentou Turicas. “Como será software livre, a ferramenta também poderá ser usada e adaptada para outras necessidades, em outras áreas.”

O Desafio de Inovação da Google News Initiative vai financiar parcialmente a implantação de projetos que tragam inovação ao jornalismo online e que possibilitem o desenvolvimento de novos modelos de negócios e novos produtos jornalísticos. Essa seleção é feita em várias regiões do mundo, e neste ano foi realizada na América Latina.

A iniciativa da Google News Initiative recebeu 303 inscrições na América Latina. Foram contemplados 30 projetos, sendo 12 no Brasil. A lista completa pode ser conferida aqui.

(Publicado pela Abraji.)

 

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[25/11/19]

 

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