Mostra dos jornalistas Carlos Barroso e Jairo Fará será aberta na segunda 7/10 na UFMG

0
50

Os jornalistas e poetas Jairo Fará e Carlos Barroso inauguram a mostra “Além da Palavra 2” na próxima segunda-feira 7/10, das 18h às 21h, na Galeria do Centro de Memória da Faculdade de Letras, no Campus da UFMG. A exposição permanecerá no local até 7 de novembro, com visitação aberta ao público. O trabalho faz a interface entre as artes plásticas, a arte conceitual, a poesia e a cultura de massa, com instalações, objetos, esculturas, ready-mades, vídeo-poemas, entre outras obras, em que a palavra é um elemento a mais.

Jairo Fará e Carlos Barroso usam objetos e utensílios do cotidiano, desde LED, caixa de sabão em pó, vidros, metais, placas comerciais, lata de lixo, cartazes, entre outros. Eles buscam no dia a dia um potencial poético e artístico, por meio do experimentalismo e da resistência cultural. Deixam claro, em seus trabalhos, que a literatura pode romper fronteiras.

“Além da Palavra 2” permaneceu durante quase dois meses (setembro e outubro de 2018) na Galeria da Casa dos Contos, a principal de Ouro Preto, com visitação de cerca de 10 mil pessoas, número calculado a partir de assinaturas em livro. Para o artista plástico Adolfo Cifuentes, professor da Faculdade de Belas Artes (UFMG), os autores podem ser intitulados, a partir da linha de seus trabalhos, como “artipoetas.”

Os dois poetas e artistas já expuseram juntos em várias mostras, tais como “Além da Palavra” (Galeria da Biblioteca Pública, Belo Horizonte / janeiro 2018), “Coletivo4” e “Ocupação Poética” (Festival de Inverno de São João del-Rei / 2015 e 2017).

Carlos Barroso é um dos fundadores da revista de poesia e arte CemFlores. Publicou os livros-objeto “Carimbalas”, “Sãos”, “Usura” e “CunilínguaPátria”. Trabalhou como jornalista político em várias empresas. Um dos ganhadores do Prêmio Esso regional (2001). Criador e curador da Mostra de Arte dos Jornalistas Mineiros (1984 / 2010 / 2013).

Jairo Fará (Jairo Faria Mendes) é escritor, jornalista e professor da UFSJ. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal). Autor de “O Ovo do Minerim” (poesia), “Livro de Bolso” (livro-objeto), de peças teatrais, roteiros, curtametragens e várias obras sobre jornalismo. Lançou, no mês passado (setembro), no Salão do Livro Infantil e Juvenil, o livro “Cidadezinha Biruta.”

Contatos: Carlos Barroso – (31) 9-9972-2738, carlosbarrozo@hotmail.com; Jairo Fará (32) 9-9153-9152, jairo.faria@hotmail.com.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[2/10/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here