Livro sobre o enriquecimento do ex-presidente FHC com o agronegócio é tema de debate em BH nesta sexta 13/9

0
58

O livro O Protegido – Por que o País ignora as terras de FHC, do jornalista Alceu Luís Castilho, é tema de debate nesta sexta 13/9, às 17h, na Escola de Arquitetura da UFMG, no Bairro Funcionários (Rua Paraíba, 697, sala 200). Aprofundamento de reportagem publicada em julho de 2018 na revista Carta Capital, o livro mostra como o ex-presidente e seus filhos enriqueceram como investidores do agronegócio, amparados pelo pecuarista Jovelino Mineiro. O lançamento em Belo Horizonte ocorreu ontem na Casa Socialista (Praça Marielle Franco – nº 60 da Avenida Bernardo Monteiro, Bairro Floresta).

Alceu Castilho afirma que a imprensa é responsável pela blindagem de FHC perante a opinião pública. “Se a imprensa brasileira tivesse essa mesma história com o nome do Lula, ela publicaria ou não?”, pergunta o jornalista. Essa blindagem, segundo o autor, torna necessária a divulgação alternativa do livro.

Jornalista formado pela USP, Alceu Luís Castilho trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo de 1994 a 2001. Atualmente é editor do saite De Olho nos Ruralistas – Observatório do agronegócio no Brasil, especializado em notícias, reportagens e vídeos sobre o poder político e econômico ruralista e os impactos sociais e ambientais desse modelo.

Ele é fundador e editor-executivo da Agência Repórter Social, pela qual obteve o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo e o Prêmio Andifes. Em 1999, venceu o prêmio Fiat Allis de Jornalismo Econômico. É também Jornalista Amigo da Criança, título oferecido pela Agência de Notícias de Direitos da Infância (Andi) em 2007.

Recentemente, Alceu Castilho publicou, juntamente com Leonardo Fuhrmann, uma série de reportagens sobre as fazendas da família do procurador da República Deltan Dallagnol: Desmatamento, disputa por terras, desapropriação ilegal: o que está por trás dos latifúndios dos Dallagnol.

O livro foi publicado pela editora Autonomia Literária e pelo observatório De Olho nos Ruralistas.

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[13/9/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here