Assessoria de Imprensa é tema no último dia do curso ‘Jornalismo e Democracia’. Inscreva-se!

0
70

O respeito aos jornalistas é fundamental para o bom funcionamento de uma assessoria de imprensa. Esta é uma das lições que o jornalista Vítor Colares, diretor central de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte, vai ensinar no curso “Assessoria de Imprensa”, que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais realiza no dia 28 de setembro, sábado, de 9h30 às 12h30, no último módulo do curso Jornalismo e Democracia – ideias para enfrentar a crise. As inscrições estão abertas.

Formado em Jornalismo, Gestão Pública, Direito e Ciências do Estado, Vítor Colares trabalhou em campanhas políticas, na área de comunicação digital do governo mineiro e nos portais UAI e Auto Papo. Recentemente ganhou o 1º Prêmio CAMP da Democracia, concedido pelo Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. A campanha “Alexandre Kalil – Governando para quem precisa” conquistou ouro na categoria Melhor Gerenciamento de Mandato, concorrendo com assessorias dos poderes Executivo e Legislativo de todo o país.

Vítor atribui o prêmio a dois fatores: o primeiro é que a gestão municipal dá oportunidade a que sua Assessoria de Imprensa intervenha de forma assertiva na comunicação com os jornalistas. O segundo é o respeito aos jornalistas. “Nossa equipe é toda formada por jornalistas e não deixamos nada sem resposta, porque esse é um compromisso do serviço público”, ensina o assessor.

A outra professora do curso sobre Assessoria de Imprensa é a jornalista Andrea Castello Branco. Assessora de comunicação do mandato da deputada estadual Leninha, Andrea coordenou a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e atuou nas assessorias do Sindieletro e do Sindicato dos Bancários, da Fundação Clóvis Salgado, Museu Abílio Barreto, Grupo de Dança 1° Ato e Link Comunicação. Trabalhou como repórter nos jornais O Tempo, Gazeta Mercantil e Estado de Minas. Coordenou ainda a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Rede Andi-MG) e integrou a equipe do programa De Olho na Mídia, na Rádio Favela.

Ideias para enfrentar a crise

O curso Jornalismo e Democracia: ideias para enfrentar a crise é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, tem apoio da UNA, parcerias com Viveiros e AeStudio, e dá direito a certificado.

A aula inaugural aconteceu na sexta-feira 14 de junho, com palestras dos jornalistas João Paulo e Leonardo Sakamoto (clique AQUI para ler matéria sobre a palestra do Sakamoto e AQUI para ler matéria sobre a palestra do João Paulo).

O primeiro módulo do curso foi realizado no sábado 15 de junho, com aulas sobre jornalismo investigativo e radiojornalismo. O segundo foi em 6 de julho, com aulas de cobertura política e fotojornalismo. Webjornalismo e Cobertura Esportiva integraram o terceiro módulo, em 20 de julho. Em 10 de agosto, as aulas foram de Cobertura Econômica e Jornalismo Popular. Os cursos de Cobertura Cultural e de Grandes Reportagens – Longform foram ministrados em 24 de agosto. No dia 14 de setembro, os cursos foram sobre “Como deixar a redação e empreender” e “Telejornalismo”.

No mesmo sábado, 28/9, à tarde, haverá o último curso: “O que é preciso para ser um bom repórter”, com o jornalista Fernando Lacerda.

Informações

Confira a página do curso: http://www.sjpmg.org.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise/

Todos os professores são voluntários e atuam dessa maneira para ajudar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).

A arrecadação do curso será integralmente dedicada ao SJPMG.

Estudantes devem apresentar um comprovante de matrícula.

O certificado será enviado por e-mail.

O certificado será assinado pelo SJPMG e pela UNA.

A aula custa R$ 50 para estudantes e jornalistas sindicalizados em dia. Para os demais custa R$ 80.

Formas de pagamento

Na sede do Sindicato, de segunda a sexta, de 13h30 até 18h. Pagamento em dinheiro, cartão de debito ou crédito. (Av. Álvares Cabral, 400, Centro)

Pelo Sympla, na internet, com taxa de 10%.

Dúvidas

e-mail: cursojornalismosindicato@gmail.com

WhatsApp: (31) 9-9892-8019 ou (31) 9-8689-3661

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[24/9/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here