Discriminação política chegou às empresas, mostra pesquisa

0
68

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostra que a discriminação política chegou às empresas brasileiras. Segundo os profissionais pesquisados, a discriminação política supera todas as outras formas de discriminação: condição de deficiência física, cor ou etnia, orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero, estado civil, nacionalidade, idade, religião, peso ou altura e classe socioeconômica.

A pesquisa A Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil revelou que 55% dos profissionais participantes já presenciaram situações de discriminação por orientação política nas organizações em que trabalham atualmente. Desses, 32% presenciaram uma ou duas vezes e 23% três ou mais vezes.

A pesquisa revelou também que 36% dos participantes afirmaram ter sofrido situações de discriminação por orientação política nas organizações em que trabalham atualmente, dos quais 21% uma ou duas vezes e 15%, três ou mais vezes.

Foram ouvidos 269 profissionais que trabalham em diversas organizações, das quais 68% são empresas privadas, 12% são entidades e terceiro setor, 8% empresas mistas e 12% públicas. Participaram do estudo 124 empresas, entre associadas e não associadas à Aberje.

O diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos, disse acreditar que os dados levantados pela pesquisa refletem mais o momento do país do que propriamente o clima organizacional das empresas.

“Apesar de entendermos que estamos vivendo um momento intenso de polarização política, é preciso que líderes e gestores fiquem atentos para que eventuais conflitos não se tornem crônicos e contaminem a organização como um todo”, disse.

Clique AQUI para ver a pesquisa em PDF.

Informações à imprensa: Edgar Melo, edgar@ortolanicomunicacao.com, (11) 3476-0359, (11) 2574-9949; Pedro Bezulle, pedro@ortolanicomunicacao.com, (11) 3476-0359, (11) 2574-9949.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[14/8/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here