João Paulo Cunha lança livro “Penso, logo duvido” na Casa do Jornalista nesta sexta 5/7

0
42

O jornalista João Paulo Cunha lança seu livro Penso, logo duvido nesta sexta-feira, 5 de julho de 2019, às 19h30, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte). O lançamento contará com apresentação dos artistas Titane, Letícia Bertelli e MakelyKa e do convidado Hudson Lacerda.

João Paulo Cunha é jornalista e atuou em jornal, rádio e TV em Belo Horizonte. Foi diretor da Casa do Jornalista, professor da PUC Minas, pesquisador da Escola de Saúde Pública e presidente do BDMG Cultural. Autor de Elomar, o cantador do Rio Gavião. É colunista do jornal Brasil de Fato.

Penso, logo duvido, segundo a editora Marcela Bertelli, nasceu do desejo comum de um grupo de amigos leitores, todos da cena artística, que acompanharam as contribuições do jornalista João Paulo Cunha ao longo dos últimos vinte anos em veículos de imprensa escrita, rádio e TV, além de sua participação – sempre atenta e generosa – em seminários, encontros e debates.

“Tendo sempre a política como substância, o livro forma uma espécie de panorama de sua produção jornalística, lançando luz sobre temas tão amplos quanto específicos sobre diversos campos do conhecimento – como a filosofia, a psicologia, a produção artística, a religiosidade, mas também a urgência das pautas populares como a questão agrária e a ocupação do espaço urbano. Seus textos constituem, para seus leitores e seus colegas de profissão, o horizonte do que seja o jornalismo cultural. Ou pelo menos é o que ele deve ser.”

Sobre a obra disse o diretor e dramaturgo João das Neves:

“O jornalista nos brinda com a proposta de nos interessarmos sobre quaisquer assuntos, deles tirando conclusões originais. Sua escritura jamais é impositiva. Ao contrário. Estamos sempre diante de um desafio. O de elaborarmos um raciocínio próprio, capaz até mesmo de se colocar em campo oposto ao dele. Somos convocados ao diálogo aberto, livre, democrático, plural. Sem posições preconcebidas ou preconceituosas. Eis aí o segredo de nosso João Paulo Cunha. Que se sabe e se diz essencialmente jornalista. Mas que, por isso mesmo, com uma simples frase nos desvela a dimensão ética e plural de seu trabalho. Que poderia servir a quaisquer áreas da criação humana: do filósofo ao romancista, do poeta ao sociólogo, do cientista ao operário. João Paulo é todos em um. E se, aparentemente, limita-se ao campo do jornalismo é para que cada um de nós, seus leitores, saibamos nos orgulhar de nossas atividades específicas, impregnando-as de calor humano e integridade moral. Redimensionando-as como ele, João Paulo redimensiona sua profissão.”

SERVIÇO

Lançamento do livro “Penso, logo duvido”, de João Paulo Cunha

Participação dos artistas Titane, Letícia Bertelli e MakelyKa. Convidado Hudson Lacerda.

Dia: 5/7/19, sexta-feira

Horário: 19h30

Acesso Gratuito

Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, BH)

Contato para imprensa: Lílian Macedo – (31) 9-9600-0651, lilianmacedobr@gmail.com
#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[4/7/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here