Inscrições abertas para curso de Webjornalismo com aula no sábado, 20 de julho

0
73

As inscrições para a aula sobre Webjornalismo estão abertas. O curso será no sábado, 20 de julho, de 9h30 até 12h30 e integra o Curso Jornalismo e Democracia – ideias para enfrentar a crise promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

O curso será ministrado por editores dos portais mais acessados de Minas Gerais. Maíra Monteiro e Thiago Ricci, diretora-executiva e editor-chefe do BHAZ, respectivamente. O outro palestrante é Pedro Rocha Franco, editor-adjunto do site do jornal O Tempo.

A dupla que comanda o BHAZ preparou uma apresentação que vai tratar da rotina de uma redação nativa digital, com detalhes sobre como são escolhidas as pautas e como são realizados os processos diários.

“Vamos destacar também as diversas ferramentas que podem ser usadas na internet para produzir infográficos a partir da raspagem e coleta de dados até a melhor maneira de apresentar essas informações”, detalha Thiago.

Os vídeos que viralizam e são uma marca do BHAZ desde o surgimento do portal também serão destacados durante o curso.

Eles também tratarão sobre o modelo de negócios do portal e a diferença de lógica que uma redação online tem para redações tradicionais. “Jornalismo na internet vai muito além da mudança de linguagem. É preciso ter um outro modelo de negócio, com redações menores e com jornalistas que tenham capacidade de desempenhar diferentes funções”, explica Maíra.

Pedro, do site do jornal O Tempo, vai apresentar as ferramentas usadas nas redações que auxiliam o jornalismo na era digital e diferenciam-no da prática tradicional. De aplicativos auxiliares para redes sociais a medidores de audiência, a proposta de Pedro é ensinar os primeiros passos em alguns aplicativos e questionar o uso de alguns recursos. Para isso, serão apresentados cases de bom uso dessas ferramentas – e também do insucesso.

“É preciso aproveitar a infinitude de recursos disponíveis. Mas não quer dizer que as práticas até aqui usadas precisam ser abandonadas”, afirma Pedro.

Ideias para enfrentar a crise

O curso Jornalismo e Democracia: ideias para enfrentar a crise é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, tem apoio da UNA e dá direito a certificado.

A aula inaugural aconteceu na sexta-feira 14/6, com palestras dos jornalistas João Paulo e Leonardo Sakamoto (clique AQUI para ler matéria sobre a palestra do Sakamoto e AQUI para ler matéria sobre a palestra do João Paulo).  O primeiro módulo do curso foi realizado no sábado 15/6, com aulas sobre jornalismo investigativo e radiojornalismo. O segundo foi em 6/7, com aulas de cobertura política e fotojornalismo.  Além da aula de Webjornalismo na manhã de 20/7, acontecerá durante a tarde o curso será de Cobertura Esportiva.

Informações

  • Confira a página do curso: http://www.sjpmg.org.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise/
  • Todos os professores são voluntários e atuam dessa maneira para ajudar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).
  • A arrecadação do curso será integralmente dedicada ao SJPMG.
  • Estudantes devem apresentar um comprovante de matrícula.
  • O certificado será enviado por e-mail.
  • O certificado será assinado pelo SJPMG e pela UNA.
  • A aula custa R$ 50 para estudantes e jornalistas sindicalizados em dia. Para os demais custa R$ 80.

Formas de pagamento

Dúvidas

e-mail: cursojornalismosindicato@gmail.com

whatsapp: (31) 9-9892-8019 ou (31) 9-8689-3661

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[12/7/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here