Chapa Audálio Dantas é eleita para dirigir a Fenaj

0
32

Com quase 90% dos votos válidos, nova diretoria toma posse no 38° Congresso dos Jornalistas, em agosto.

A chapa Audálio Dantas – Fenaj em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da Democracia foi respaldada nas eleições para escolha da nova gestão da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), obtendo 89,85% dos votos no pleito encerrado no último dia 18 de julho. Reeleita presidenta, a jornalista Maria José Braga conduzirá a entidade pelo triênio 2019-2022.

Do total de 2.877 votos válidos coletados em todo o Brasil, 2.585 foram para a chapa Audálio Dantas, única que se apresentou para o pleito, resultado da unidade entre os grupos com atuação no movimento sindical dos jornalistas, após 20 anos de eleições com disputa. Segundo a Comissão Eleitoral Nacional, o total de votantes superou o quórum exigido pelas regras eleitorais.

Para a Comissão Nacional de Ética, foram eleitos Kardé Mourão (2.154 votos), Osnaldo Moraes (2.060 votos), Antônio Pinheiro Sales (2.034 votos), Cláudia de Abreu (1.985 votos) e Salomão de Castro (1.950 votos).

A eleição em números

Votos coletados – 2.877

Votos na Chapa Audálio Dantas – 2.585

Votos nulos – 11

Votos em branco – 253

Votos anulados pela CEN – 28

Congresso definirá prioridades

Entre os desafios a serem enfrentados pela nova diretoria da Fenaj no atual cenário brasileiro está a reforma da Previdência em tramitação na Câmara dos Deputados, que dificulta o acesso da classe trabalhadora a aposentadoria pelo INSS. Outra questão é a tentativa de desregulamentação da profissão, com ataques patronais à jornada de trabalho e ao reconhecimento de funções da categoria.

A Fenaj realizará seu 38º Congresso Nacional, para definir as próximas lutas em prol dos direitos dos jornalistas. Com o tema “Reafirmar o Jornalismo e o papel dos Jornalistas”, o evento acontecerá de 22 a 24 de agosto, em Fortaleza, CE. O evento marcará também a posse solene da nova diretoria.

Participação nos estados

A Fenaj reúne 31 Sindicatos de Jornalistas do país e é a única federação sindical brasileira que realiza eleições diretas para escolha de sua diretoria e da Comissão Nacional de Ética. Num país de dimensões continentais, a votação facultativa superou o quórum graças ao empenho dos representantes da categoria de Norte a Sul do Brasil.

Com 467 votos, São Paulo é o maior colégio eleitoral e foi o estado que garantiu maior número de votos para a chapa Audálio Dantas. Em seguida, veio o Ceará, com 244 votos. Os dois são, respectivamente, os estados dos candidatos eleitos primeiro vice-presidente e segunda vice-presidenta da Fenaj, Paulo Zocchi e Samira de Castro.

Também registraram votação significativa o Paraná (201 votos) e Minas Gerais (150 votos), ambos com representantes na Executiva eleita, bem como em Departamentos da nova diretoria.

O esforço para a realização das eleições envolveu praticamente todos os Sindicatos de Jornalistas do país e não apenas os maiores colégios eleitorais. São destaques pela votação obtida para a chapa a Bahia (142 votos), as Alagoas (134 votos), o Município do Rio de Janeiro (126 votos) e Sergipe (122 votos).

Na Região Norte, praticamente todos os jornalistas que foram às urnas referendaram a chapa Audálio Dantas. O mesmo foi verificado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Espírito Santo, no Maranhão, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

Os sindicatos de jornalistas de Dourados, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul informaram que não realizaram eleições. Já os sindicatos do estado do Rio de Janeiro e do município de Juiz de Fora não responderam aos comunicados da Comissão Eleitoral Nacional e não informaram se realizaram o processo eleitoral.

(Publicado pela Fenaj.)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[22/7/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here