ALMG aprova voto de congratulações a Glenn Greenwald por jornalismo investigativo da #VazaJato

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou na terça-feira 16/7 voto de congratulações ao jornalista Glenn Greenwald por seu excelente trabalho de jornalismo investigativo, reconhecido mundialmente, que revela a corrupção no Judiciário brasileiro. O requerimento foi apresentado pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), integrante do bloco #DemocraciaELuta.

Beatriz ressaltou a relevância do trabalho do jornalista estadunidense, que há mais de um mês vem publicando no saite The Intercept Brasil, do qual é editor, a série #VazaJato. As reportagens, baseadas em conversas entre o atual ministro da Justiça Sérgio Moro e procuradores da operação Lava Jato, em especial o procurador-chefe Deltan Dallagnol, no aplicativo Telegram, revelam a parcialidade do ex-juiz nos processos e sua atuação como orientador das ações da Procuradoria Geral da República.

Vários repórteres do The Intercept Brasil, além de Greenwald, participam das reportagens, que estão sendo publicadas também em parceira com o jornal Folha de S. Paulo, a revista Veja e o jornalista radialista Reinaldo Azevedo. Os vazamentos são considerados um dos maiores já publicados, superando em volume de informações os vazamentos do Caso Snowden, que valeram a Greenwald diversos prêmios e reconhecimentos internacionais.

Segundo Beatriz Cerqueira, o trabalho de jornalismo investigativo de Glenn Greenwald se conecta com toda a discussão de Direitos Humanos e desnuda uma corrupção importante de ser combatida, que é a corrupção no Judiciário, motivando o voto de congratulações aprovado pela ALMG.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[17/7/19]

Veja também

TV Integração divulga nota sobre agressões a repórter em Prata

O Grupo Integração, proprietário da TV Integração, emitiu nota nesta sexta-feira 30/10 lamentando as agressões ...

2 comentários

  1. Silvestre Rodrigues da Silva

    Todo apoio à Glenn. É preciso ter uma imprensa livre e democrática. É pelo Estado democrático de direito

  2. Merecido. Jornalista integro, honrado, inteligente e merecedor de ser reconhecido. Sem ele o Brasil caminhava para uma ditadura . obrigada Glenncpir mostrar a verdadeira fAce de uma quadrilha criminosa sustentada pelo dinheiro publico.OBRIGADA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *