Renato Rovai lança livro sobre história do jornalismo digital na Casa do Jornalista, quarta 29/5

0
48

O jornalista Renato Rovai, editor da revista Fórum, lançará na quarta-feira 29/5, a partir das 19h, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, BH), seu novo livro Um novo Ecossistema Midiático: A história do jornalismo digital no Brasil. A obra é considerada a mais completa investigação realizada sobre esse novo ciclo da imprensa brasileira desde 1995, quando o JB passou a publicar sua edição impressa também na internet.

Livro acadêmico, baseado no doutorado do autor, Um novo Ecossistema Midiático tem também características de jornalismo investigativo. Entre as revelações, estão detalhes da “guerra” entre os grupos Abril e Folha de S. Paulo para ver quem lançava o primeiro portal (UOL x BOL).

O lançamento terá uma breve exposição do autor, seguida de debate. O livro tem 340 páginas e é vendido por R$ 45 no saite da Fórum. No lançamento custará R$ 40.

O livro

No primeiro capítulo de Um novo Ecossistema Midiático: A história do jornalismo digital no Brasil, Renato Rovai conta a história da internet, suas fases, os grandes debates sobre seu potencial libertador e de controle, as formas como o jornalismo foi se relacionando com o novo meio. Ele coteja o pensamento de autores e pesquisadores do tema, proporcionando uma viagem no tempo das grandes obras que trataram da internet desde sua criação no projeto ARPA.

O segundo capítulo é fruto de 38 entrevistas com personagens importantes do jornalismo digital e da leitura de centenas de documentos e trabalhos acadêmicos sobre o tema. Além de revelar bastidores de veículos, Rovai faz uma reflexão de como o ecossistema informativo foi mudando no país a partir do impacto das novas tecnologias digitais.

Nos dois últimos capítulos, Rovai discute questões atuais do jornalismo, como fake news, o poder dos algoritmos, a influência de plataformas de rede como o Facebook na produção de notícias, a mudança do papel do jornalista e a crise do financiamento da imprensa. Ele sustenta que a entrada do jornalismo na era digital ampliou imensamente a quantidade de vozes informativas e criou um novo ambiente, o Ultimate Fighting Journalism, no qual se tem um intenso choque de narrativas a respeito dos mesmos fatos, o que gera problemas e ao mesmo tempo revela pluralidade.

Um Novo Ecossistema Midiático foi editado pela Clacso (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales) e lançado no congresso da entidade em novembro de 2018, em Buenos Aires. Segundo o professor Sérgio Amadeu, que assina o prefácio da obra, o livro é indispensável para a teoria democrática da comunicação. “Trata-se de um texto que faltava para compreendermos um pouco mais o Brasil.”

Quem é Renato Rovai

Criador e diretor da Revista Fórum desde 2001, Renato Rovai é graduado em jornalismo pela Universidade Metodista do ABC, mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Lecionou jornalismo nas graduações da Faculdade Cásper Líbero, da Universidade Santa Cecília e da Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi professor da pós-graduação do Centro de Estudos Latino-Americanos de Cultura e Comunicação da ECA-USP. É autor de Midiático Poder: o Caso Venezuela e Guerrilha Informativa, entre outros, e organizou o livro Golpe 16, no qual diversos blogueiros relatam o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Militante da democratização das comunicações, foi um dos articuladores do Fórum de Mídia Livre e do Encontro Nacional dos Blogueiros.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[24/5/19]

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here