Sindicato repudia agressão de seguranças do metrô a equipe da TV Alterosa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais vem a público repudiar a agressão sofrida por uma equipe da TV Alterosa por seguranças da CBTU enquanto fazia reportagem no metrô de Belo Horizonte. O episódio configura um claro e inadmissível cerceamento à liberdade de imprensa.

A equipe formada pelo repórter Pablo Tiago e pelo cinegrafista Heraldo entrevistava usuários do metrô sobre o aumento autorizado nas passagens de R$ 1,80 para R$ 3,40 e as precárias condições oferecidas pelo serviço. Eles transmitiam por celular via Skype e estavam identificados tanto no uniforme quanto no microfone, quando foram brutalmente abordados por cerca de seis seguranças, que tentaram impedir seu trabalho e expulsá-los da estação. Seguiram-se agressões verbais e físicas, empurrões, tentativas de tomar o microfone e impedir a filmagem pelo celular.

Um segurança exigiu que o repórter apresentasse uma “autorização da Comunicação Social” da empresa para fazer a reportagem. O episódio foi gravado pelo celular e pode ser visto na página do programa no Facebook: https://www.facebook.com/alterosaalerta/.

O SJPMG manifesta sua solidariedade aos agredidos e sua preocupação com o crescente número de situações em que o trabalho dos jornalistas vem sendo tolhido em Minas Gerais e no Brasil, especialmente em espaços e órgãos públicos. A liberdade de imprensa é garantida pela Constituição e é uma exigência da sociedade democrática.

O SJPMG espera que a CBTU e as autoridades responsáveis tomem providências para que esse fato não se repita e os jornalistas possam exercer sua profissão com a liberdade necessária para bem informar a população.

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[24/4/19]

Veja também

Com festa e lançamento de livro, entrega do 11º Prêmio Délio Rocha é nesta sexta 24/5

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais entrega nesta sexta-feira 24/5, na Casa do ...

Um comentário

  1. Vani de Lourdes Siares

    Eu Acompanho ao vivo todos os dias foi um Absurdo o que fizeram com o Repórter Pablo Tiago um Repórter super educado com o publico passaram dos limites com e,e e quando o Stanley Gusman chegou lá todos sumiram eu tenho 67 anos eu nunca vi na vida um Apresentador sair ao vivo para defender seu Repórter e sua Equipe Eu cometo e assino tidos is dias e estou à disposição do Neu querido Amigo PabloTiago tem muita coisa errada nestas estação do Metrô !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *