País sem sintonia

0
59

Depois de integrar o Brasil por décadas, o rádio vive mudanças que podem provocar o efeito contrário.

Reportagem de Rodrigo Bertolotto, no TAB.

Clarice Nunes, 58, é cabeleireira. Ela mora no sítio em que nasceu, em Mairiporã, cidade da Grande São Paulo. O radinho na tomada e o volume no máximo garantem a trilha sonora enquanto trabalha no salão de beleza e cuida da casa. O marido, que é pedreiro, leva o outro aparelho para as obras. “Desde criança, com meu avô, o que gente escuta é AM. As FMs não pegam bem aqui. E tem até AM que anda sumindo”, conta Clarice. “Esse negócio de escutar no celular com fone [de ouvido] é ruim para trabalhar. Não sei se vou me acostumar”, completa. Seus comunicadores favoritos falam com ela pelo ar, através de ondas que saem do centro paulistano e viajam 60 quilômetros até aquela área rural. Mas, nos próximos anos, isso vai mudar.

Essas mudanças vão atingir também o Pantanal, a Amazônia, os sertões e muitos outros lugares onde não chegam televisão nem celular: só o rádio AM. Ao contrário da TV, a digitalização do rádio travou cinco anos atrás. Houve um choque de interesses entre as emissoras comerciais, de um lado, e as estações públicas e especialistas em comunicação, de outro. O impasse político virou estagnação tecnológica, e surgiu a alternativa da migração em massa para o dial de FM. A ideia dos empresários, com o aval do governo, é dar maior qualidade de som e mais conectividade com celulares e carros. E, com isso, ter melhor retorno de publicidade. O efeito colateral é que a mudança ondulatória da amplitude modulada (AM) para a frequência modulada (FM) vai diminuir drasticamente o alcance, abandonando justamente o público mais dependente desse modelo: as populações das pequenas cidades, campo, sertões e florestas. Ou seja, mais convergência e menos abrangência.

“A AM entra pelos igarapés até as comunidades ribeirinhas. Nas casas de farinha, o som é do radinho. Ele fortalece nossa identidade e traz conhecimento. Na Amazônia, ela é tão primordial como o WhatsApp para as pessoas da cidade”, afirma a radialista e pesquisadora Rejane Soares, que circulou muito rio acima e abaixo no Amapá. “Nas rádios pantaneiras ainda tem o tradicional programa de recados. Pessoas avisando que vão chegar de viagem, quem morreu, quem nasceu. O rádio é essencial ali, e a mudança para a FM vai prejudicar essa população”, conta Daniela Ota, professora da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) que estudou as rádios da fronteira brasileira com Paraguai e Bolívia.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

(Publicado no TAB.)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[17/4/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here