Documentário de Sérgio Utsch ganha prêmio da FPA em Londres

O menino que fez um museu (The Boy who Made a Museum), documentário independente do jornalista Sérgio Utsch, gravado no Nordeste do Brasil, em 2016, foi premiado pela FPA (Foreign Press Association), a associação de correspondentes estrangeiros mais antiga do mundo, fundada em 1888. O prêmio foi entregue na segunda-feira 3/12 em Londres (foto).

O filme de Sérgio Utsch, que é mineiro e correspondente do SBT na Europa, foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas.

“O FPA Awards é chamado por aqui de Oscar do Jornalismo, mas nenhum título é tão valioso quanto os sorrisos e as referências que ouvimos sobre esse Brasil sofrido, valente e orgulhoso apresentado pelo Pedro Lucas”, escreveu Sérgio na sua página no Facebook. “O menino que fez um museu (…) é sobre sofrimento, preconceito, migração, mas, sobretudo, sobre a beleza do povo brasileiro. E o Pedro Lucas Feitosa, no alto dos seus 11 anos, nos conduz por esse universo com maestria.”

O documentário conta a história de Pedro Lucas Feitosa, garoto do Vale do Cariri, que se inspirou nas músicas de Luiz Gonzaga pra fundar um museu em homenagem ao cantor. É a história de um Brasil profundo, sofrido e bonito, que contada por Sérgio e colegas brasileiros e britânicos.

“Quando a gente mora longe, dá um orgulho danado quando alguém vem falar algo bacana sobre o Brasil”, escreveu Sérgio Utsch. “A história que a gente contou em alguns festivais por aí (Salve Mostra de Tiradentes, nosso início!) e em outros pelo mundo foi a de um menino do Vale do Cariri.”

O trailer do documentário pode ser visto na internet clicando aqui.

#LutaJornalista

#sindicalizaJornalista

[6/12/18]

Veja também

Decisão em segunda instância confirma reintegração dos demitidos da Abril

Trabalhadores demitidos desde julho de 2017 são abrangidos pela decisão judicial. Por Adriana Franco, Sindicato ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *