Sindicato lança carteira de estudante de Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais acaba de criar a carteira de estudante de Jornalismo. As duas primeiras já foram expedidas para alunos do curso noturno da Faculdade Pitágoras BH Cidade Acadêmica: Yasmin Braga – carteira nº 1 – e Wellington Martins – carteira nº 2.

A carteira é uma reivindicação dos estudantes de Jornalismo, que querem ter uma identificação para apresentar em entrevistas e reportagens que fazem para os veículos laboratórios dos cursos e para trabalhos de conclusão de curso.

“É uma forma de aproximar o Sindicato dos estudantes e de abrir diálogo com as faculdades, em defesa do diploma profissional e da importância da formação do jornalista”, disse o diretor do Sindicato Felipe Castanheira.

Ele informou que a ideia vem sendo discutida nas visitas que o Sindicato está fazendo às faculdades. Até agora foram feitos debates com alunos dos cursos da Fumec, UEMG Divinópolis e Federal de Viçosa, além da Pitágoras. A aceitação da carteira está sendo muito boa.

“Ela será muito útil para os trabalhos internos da faculdade”, disse Yasmin, que se interessou pela carteira durante a palestra feita por diretores do Sindicato. Aluna do segundo período, ela disse que não conhecia o Sindicato e achou ótimo ter acesso aos convênios.

Para Wellingon, a carteira é símbolo de uma vitória, a de voltar a estudar e fazer um curso superior. “Só de olhar pra ela eu fico emocionado”, disse. Motoboy de 40 anos de idade, ele explicou que até 2014 estava na sexta série e agora faz o terceiro período de Jornalismo. “Nem precisava ter benefícios com a carteira, basta a vitória que ela representa.”

Convênios

A carteira expedida pelo Sindicato vem com a identificação Imprensa Universitária. Além de identificar seu portador como estudante de Jornalismo, ela dá direito a todos os convênios mantidos pelo Sindicato, inclusive o plano de saúde da Unimed BH. Veja a lista de convênios clicando aqui.

Seu prazo de validade é de dois anos. Ela não dá direito a meia entrada, que é prerrogativa de identidade estudantil emitida pelas entidades de representação estudantil, como UNE e UEE.

Para fazer a carteira, basta comprovar a condição de estudante de Jornalismo, entregar uma fotografia 3×4, preencher um formulário e pagar taxa de R$ 30. Se tiver dúvida, entre em contato com o Sindicato, na seção Registro, pessoalmente ou pelo telefone (31) 3224-5011, ou ainda enviando um e-mail para registro@sjpmg.org.br.

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[23/11/18]

Veja também

Estado de Minas: Empregados da administração decidem fazer greve

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira 13/12, os empregados na administração do jornal Estado ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *