‘Mergulho’: a experiência singular da jornalista Manoela Pastor

A jornalista Manoela Pastor mostra nesta segunda-feira 13/8, a partir das 19h, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400), seu livro Mergulho, sobre o qual Maraíza Labanca escreveu o seguinte texto.

“Mergulho talvez seja o modo como Manoela Pastor nomeia sua experiência singular com a palavra, com a escrita.

“Mergulho talvez nos diga, também, da força que a palavra literária tem para a autora, que, durante cerca de dois anos, trabalhou semanalmente neste livro que agora chega ao mundo.

“Esse trabalho, de acréscimo e de subtração – de edição, enfim –, teve como direção dar tratamento aos originais, dar-lhes um contorno e, ao mesmo tempo, uma abertura: dar um contorno é também, por mais paradoxal que pareça, encontrar saídas.

“O trabalho sério de Manoela agora se revela aqui, neste delicado livro, costurado à mão, como fruto do que temos chamado de ‘clínica do texto’.

“Os textos, entre a crônica e o poema, fazem com que percorramos um ponto de vista singular sobre as coisas, das mais ordinárias às mais extraordinárias (ou, como ela chama, ‘surreais’); das mais cotidianas às mais fundamentais, como o Amor, o Abandono, a Fragilidade e a própria Escrita.

“Manoela não recua ante a palavra literária; ao contrário, mergulha nela, dando-lhe corpo, o que, por sua vez, devolve-lhe, a ela, à autora, força, alegria pela frase descoberta, inesperada. Sim, escrever é saber estar só em companhia (da palavra); escrever é dar tratamento ao corpo; escrever é infinitivo nos seus efeitos…

“E a autora, com ternura e, ao mesmo tempo, firme decisão, soube fazer sua an-coragem nestas páginas, em que foram caindo, pouco a pouco, as letras de uma vida.”

Maraíza Labanca é escritora, editora e doutora em Estudos Literários pela UFMG. Conduz oficinas de escrita individuais e coletivas no Espaço a’mais. 

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[13/8/18]

Veja também

Câmara de Aracaju aprova exigência de diploma para jornalistas no poder público municipal

A Câmara Municipal de Aracaju (SE) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira 21/10, em sessão remota ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *