Abraji e Lupa iniciam turnê de oficinas para treinar jornalistas e estudantes

0
41

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Agência Lupa iniciam neste mês de abril, com apoio do Facebook, uma turnê de oficinas de verificação e checagem de fatos e um treinamento para produção de notícias a partir de bases de informações públicas por todo o país. O foco é a cobertura das eleições 2018.

O Circuito Abraji-Lupa de workshops gratuitos pretende treinar mais de mil jornalistas em todo o país. Cada região terá um número determinado de vagas disponíveis. O Facebook apoia a iniciativa por meio do Facebook Journalism Project, programa focado em fortalecer a parceria da plataforma com a indústria de notícias em todo o mundo.

“É uma grande turnê de capacitação. Teremos como professores profissionais que são referência no jornalismo brasileiro”, diz a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila. “É uma oportunidade única para quem vai cobrir as eleições deste ano”, acrescenta.

Entre os nomes confirmados para ministrar os workshops estão José Roberto de Toledo (revista piauí) e Márcia Cavallari (Ibope).

“Com ferramentas para explorar bases públicas de informações e técnicas de checagem de fatos, o jornalista conseguirá ir além do declaratório”, afirma o presidente da Abraji, Daniel Bramatti. “Esperamos que os cursos ajudem a melhorar a qualidade do noticiário sobre os candidatos e seus programas”.

(Publicado pela Lupa. Clique aqui para ler a matéria completa.)

[19/4/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here