Sindicato saúda a mulher jornalista

0
38

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais saúda as mulheres jornalistas no Dia Internacional da Mulher.

Categoria formada majoritariamente por mulheres, os jornalistas começam a ver esse fato traduzido na direção dos seus sindicatos. Atualmente, 10 dos 31 sindicatos de jornalistas no Brasil são comandados por mulheres – entre eles o de Minas Gerais, pela terceira vez – e também a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Se não são devidamente reconhecidas pelos patrões – como demonstram as diferenças salariais em relação aos homens e o reduzido número de postos de chefia –, as mulheres jornalistas são reconhecidas por sua garra e pela qualidade do seu trabalho. Elas estão na linha de frente do espaço mais nobre do jornalismo – a reportagem – e suas matérias são premiadas todos os anos nos diversos prêmios de jornalismo.

A mesma garra exige das mulheres jornalistas o momento atual – para lutar nas redações, nas assessorias e nas faculdades em defesa da profissão e do trabalho digno.

Neste 8 de março, em que ocorrem mobilizações de mulheres em todo o Brasil pelas mais diversas causas – da igualdade de gêneros à democratização da comunicação, da reforma agrária às eleições livres em outubro próximo, do fim da violência contra a mulher ao protesto contra a retirada de direitos trabalhistas e sociais, entre outras –, as mulheres jornalistas têm um motivo a mais para se mobilizarem.

As dificuldades vividas pelos jornalistas hoje não têm precedentes – o próprio Sindicato tem sua sobrevivência ameaçada – e a bravura da qual as mulheres jornalistas dão exemplo será fundamental para superá-las.

É dessa bravura que todos os jornalistas precisam, é esse exemplo que comemoramos neste dia.

Luta, Jornalista!

8/3/18

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here