Instituto Patrícia Galvão apoiará reportagens inovadoras sobre direitos, aborto e saúde

O Instituto Patrícia Galvão lançou o edital Jornalismo Investigativo em Direitos Humanos, Aborto e Saúde Pública para financiar cinco propostas de reportagens investigativas sobre aborto no Brasil. O objetivo é estimular a realização de reportagens investigativas sobre questões e histórias pouco exploradas pela imprensa e que contribuam para o aprofundamento do debate público sobre a problemática do aborto no país a partir de uma perspectiva de direitos humanos e saúde pública.

Dirigido a jornalistas profissionais com todos os níveis de experiência, o edital conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Global Health Strategies Brasil. Ele oferecerá a jornalistas oportunidades para investigar, pesquisar a fundo, apurar dados, consultar especialistas e desenvolver conteúdos instigantes e de interesse público sobre o tema.

Segundo Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, a mídia é importante para garantir acesso à informação sobre temas complexos como o do aborto. “A mídia desempenha um papel crucial na percepção que a sociedade tem sobre o aborto, e este edital busca incentivar reportagens baseadas em evidências e histórias que nos ajudem a olhar para este tema com a seriedade que ele requer”, afirma.

Serão selecionadas cinco propostas que foquem em um ou mais dos seguintes temas/questões: 1) Impactos do aborto clandestino na vida das mulheres; 2) Perversidades na rota clandestina do aborto; 3) Obstáculos nos serviços de saúde para o acesso ao aborto garantido por lei; 4) O papel dos profissionais de saúde; 5) Aborto: uma pauta permanente no Congresso; e 6) Desafios para ampliação do aborto seguro no Brasil.

Cada uma das cinco propostas selecionadas contará com apoio financeiro de até R$ 10.000,00 e deverá ser desenvolvida e veiculada no prazo de até quatro meses a partir da data de recebimento do financiamento.

O prazo para envio da proposta termina no dia 2 de maio de 2018. A divulgação do resultado acontecerá a partir de 21 de maio de 2018.

Para acessar o formulário das propostas clique aqui.

Envie a proposta para: concurso@patriciagalvao.org.br.

Acesse o edital clicando aqui.

(Publicado pela Agência Patrícia Galvão.)

[12/3/18]

Veja também

Serjusmig impetra mandado de segurança contra o ‘provimento da mordaça’

Os advogados Humberto Lucchesi de Carvalho e João Victor de Souza Neves, da Lucchesi Advogados ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *