FNDC lança relatório da campanha pela liberdade de expressão nesta terça 17/10

0
43

O Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC-MG) lança nesta terça-feira 17/10, às 15h, na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o relatório “Um ano da campanha Calar Jamais!”. O documento denuncia as violações à liberdade de expressão ocorridas no Brasil em um ano e faz parte da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.

A exposição será feita pela secretária geral do FNDC-MG, Florence Poznanski, e contará com a participação do jornalista e economista Luiz Bernardes, pai do artista plástico Pedro Moraleida, cuja obra vem sendo alvo de ataques e censura.

Também nesta terça acontece uma exibição comentada do filme “Intervenção – Amor não quer dizer grande coisa”, documentário sobre o discurso da extrema direita do Brasil, feito a partir da colagem de depoimentos publicados na internet entre 2015 e 2016.

A sessão será às 19h, na Ocupação Carolina Maria de Jesus (Avenida Afonso Pena, 2300, Funcionários), com presença do diretor Gustavo Aranda, participação de Poliana Souza, dirigente nacional do MLB (Movimento de Luta pelos Bairros, Vilas e Favelas), e mediação de Agatha Azevedo, editora dos Jornalistas Livres.

A programação da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação prossegue na quarta-feira 18 e termina no dia 22 com a 20ª Plenária Estadual do FNDC-MG. Haverá também atividades em São João del-Rei e Uberlândia. Confira a seguir a íntegra de programação em Belo Horizonte. Outras informações na página do FNDC-MG: https://www.facebook.com/events/281152882390596.

PROGRAMAÇÃO EM BELO HORIZONTE

17/10 – Lançamento estadual do relatório “Um ano da campanha Calar Jamais!”

Horário: 15h

Local: Sala da Imprensa da Assembleia legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho)

Descrição: A campanha Calar Jamais! Vem denunciando violações à liberdade de expressão há um ano. Lançada durante os 25 anos do FNDC, em outubro de 2016, a iniciativa amplia denúncias recebidas de várias partes do país, reunidas na publicação que será lançada.

Com apresentação por Florence Poznanski, secretaria geral do comitê FNDC-MG e participação de Luiz Bernardes, jornalista, economista e pai do artista plástico Pedro Moraleida

17/10 | Jornalistas Livres convidam: sessão comentada do filme “Intervenção – Amor não quer dizer grande coisa”

Horário: 19h

Local: Ocupação Carolina Maria de Jesus, Av. Afonso Pena, 2300 (Funcionários)

Descrição: Documentário de colagem feito com depoimentos espontâneos publicados na internet entre 2015 e 2016, solicitando intervenção das Forças Armadas e deposição da presidente Dilma Rousseff, eleita um ano antes.

No dia do lançamento nacional do relatório “um ano da campanha Calar Jamais!”, o filme oferece uma escuta do discurso da extrema direita do Brasil, para tentar entender como fomos parar no lugar que estamos, e onde estamos. O filme questiona a conjuntura atual fazendo recortes do caminho percorrido até o golpe e o pós-golpe de Estado.

Convidados:

Gustavo Aranda, diretor do filme e membro dos Jornalistas Livres

Poliana Souza, dirigente nacional do MLB (Movimento de Luta pelos Bairros, Vilas e Favelas)

Mediação: Agatha Azevedo, editora dos Jornalistas Livres

18/10 – Oficina de deepweb e práticas de segurança na internet, oferecida pelo Movimento Pirata Minas Gerais

Horário: 16h à 18h

Local: DCE da PUC-Minas, Prédio 21 da PUC Minas, Avenida Dom José Gaspar, 500 (Coração Eucarístico)

Descrição: Formação prática à segurança web com João Moreno, estudante de Engenharia Elétrica, especialista em software livre, hardware livre, criptografia e segurança digital. Faz parte do laboratório INSCRYPT (Information Security Cryptography, Privacy and Transparency) da UFMG, onde são estudados e desenvolvidos protocolos e sistemas cryptográficos.

19/10 – Ato público de rua: Pelo Direito à Comunicação em Minas Gerais!

Horário: 13h à 17h

Local: Praça da Liberdade

Descrição: atividades em dialogo com a sociedade em torno da importância da defesa do direito à comunicação e entrega do bolo de 1 ano ao Governador por promessas não cumpridas na comunicação pública.

20/10 – Seminário “Os silenciamentos da mídia”, organizado pelo Grupo de Estudos em Mídia e Discurso (MíD) da PUC Minas e FNDC

Horário: 14h à 17h

Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Avenida Álvares Cabral, 400 (Centro)

Descrição: O seminário pretende discutir como a mídia opera com a estratégia de silenciamento em relação a diversos temas, grupos e enfoques. Esse silenciamento revela opções, pontos de vista, valores e representações da grande imprensa.

Convidados:

Ângela Carrato (jornalista, professora da UFMG)

Danielle Sarah Oliveira (estudante secundarista)

Eliara Santana (jornalista, doutoranda em Análise do Discurso, PPGL PUC Minas, e bolsista Capes)

Robson Sávio (professor da PUC Minas, membro da Comissão da Verdade)

21/10 – “Conversa com o FNDC” no Seminário de movimentos sociais do curso de Serviço Social PUC Minas

Horário: 9h30 às 11h

Local: Sala 216 prédio 47 PUC Minas, ICS instituto de ciências sociais. Avenida Dom José Gaspar, 500, (Coração Eucarístico)

Descrição: Palestra com Florence Poznanski, secretária geral do comitê FNDC-MG

21/10 – Roda de Conversa “Web, Mídia e resistência: pelo fim de todos os latifúndios”

Horário: 14h

Local: Ocupação Carolina Maria de Jesus, Av. Afonso Pena, 2300 (Funcionários)

Descrição: Mesa de abertura da Plenária Estadual do FNDC-MG aberta ao público. A proposta da roda é contextualizar os desafios atuais da luta pela mídia democrática e para preservação de uma Internet livre.

Convidadas:

Margarida Salomão, deputada federal (PT/MG)

Áurea Carolina e Cida Falabella, vereadoras em Belo Horizonte (PSOL)

Representante do movimento hacktivista

22/10 – 20° Plenária Estadual do FNDC-MG

Horário: de 9h às 18h

Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro)

Descrição: Reunião das entidades membros do FNDC-MG para realização do balanço da atual coordenação, definição do plano estratégico para os próximos 2 anos e eleição da nova coordenação. Formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/pFqD4CaYv1kIHcqu1

Roda de conversa na escola, como a mídia pauta o tema da maioridade penal. Atividade organizada pelo Fórum das juventudes

Data e horário: a confirmar. Local: a confirmar.

Descrição: uma roda de conversa com jovens de escola estadual; reflexões e análise crítica da mídia a partir da criminalização das juventudes e sobre o tema da redução da maioridade penal.

[16/10/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here