Sindicato realiza encontro ‘Jornalistas pela diversidade’ na próxima terça 11/7

0
52

O Sindicato realiza no dia 11 de julho o encontro “Jornalistxs pela diversidade”, uma conversa sobre as narrativas jornalísticas que compõem a representação LGBTTIQ nos veículos de comunicação. O evento faz parte da 4ª Jornada pela Cidadania LGBT e é destinado a jornalistas que se interessam pelo tema e também aos que querem lutar contra a invisibilidade das pautas LGBT no jornalismo brasileiro.

“O objetivo do encontro é falar da invisibilidade LGBT na imprensa”, explicou o jornalista Gil Sotero, ex-diretor do Sindicato e um dos organizadores do encontro. “Muitos jornalistas LGBT também se sentem invisíveis nas redações”, acrescentou.

O Brasil vive uma onda de retrocessos que se expressa também no aumento da violência contra LGBT, que aumentou 30% em relação ao ano passado, segundo Gil. “Queremos criar um movimento de jornalistas que trabalhem pautas nas redações para combater as diversas formas de violência contra LGBT”, informou.

Além de jornalistas, participarão do encontro representantes de movimentos LGBT. “É uma iniciativa importante para que os jornalistas se organizem para compreender melhor a diversidade”, disse Thiago Costa, do Cellos MG (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual), instituição que organiza a 4ª Jornada pela Cidadania LGBT e que participará do encontro.

Ele ressaltou a necessidade de o jornalismo representar corretamente a diversidade. “É importante fugir de estereótipos negativos para produzir matérias de qualidade”, disse.

O encontro “Jornalistxs pela diversidade” acontecerá no dia 11 de julho, terça-feira, a partir das 19h, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte.) Outras informações na página do evento no Facebook: http://zip.net/bqtMsC.

[4/7/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here