Pioneiro do blues em Minas, Alexandre Araújo volta ao Espaço Cultural Casa d@ Jornalista

0
31

O guitarrista Alexandre Araújo e sua banda apresentam-se no palco do Espaço Cultural Casa d@ Jornalista no próximo dia 18 de maio a partir das 21h. O show, que faz parte da programação do Sindicato do Blues, único projeto permanente dedicado ao gênero em Belo Horizonte, será um tributo às lendas do blues, com apresentação também de composições autorais, e contará com convidados especiais.

“Foi a primeira coisa que toquei na minha vida, aos 16 anos. Desde então, nunca mais larguei o blues”, conta Alexandre. Considerado o pioneiro do blues em Minas Gerais, o guitarrista influenciado pelas vozes e guitarras de Muddy Waters, B.B. King, Elmore James e Albert Colins, entre outros mestres, tem quase três décadas de carreira dedicadas ao estilo e já percorreu as principais capitais do Brasil e cidades do interior mineiro.

A banda é formada por Cássia Richis (teclado e vocal), Paulo Savino (guitarra), Alexandre Mourão (baixo) e Sérgio Viana (bateria). O show contará com os convidados especiais Luciana Fiuza (vocal) e Léo Mackaka (guitarra).

“Meus shows sempre contam com improvisação, são muito abertos, livres, não tenho preocupação com purismos. Isso reflete muito a essência do blues, do sentimento ali no momento. Sempre toquei de uma forma mais liberta, sem seguir muitas regras”, diz o músico, que pretende lançar um álbum autoral em 2018 reunindo amigos e músicos de blues de Belo Horizonte.

Alexandre cresceu ouvindo blues em companhia do irmão Marco Antônio, compositor e instrumentista de grande talento falecido precocemente em 1986. “Ele gostava muito de blues também e era um excelente guitarrista. Sempre fazíamos um som no fim dos shows”, lembra.

Como guitarrista, Alexandre participou de toda a obra de Marco Antônio Araújo. Em 2000, ganhou o Prêmio Instrumental do BDMG com o álbum BerimBlues. A convite da Usis, realizou uma turnê do disco no estado do Colorado, nos Estados Unidos, e tocou no Hotel Stanley, cenário das filmagens do clássico O Iluminado, do diretor Stanley Kubrick e estrelado pelo ator Jack Nicholson.

Em 2003, Alexandre e banda abriram o show da Ray Charles Orquestra em Belo Horizonte. O guitarrista já participou três vezes do tradicional evento “Camping Rock”. Ele diz que o blues vive um momento especial na capital mineira. “Ao longo dos anos, o blues vem crescendo em Belo Horizonte e no interior de Minas com várias bandas surgindo. Espero que BH se torne a capital do blues no Brasil.”

Idealizado e produzido pelo jornalista Bruno Mateus, o Sindicato do Blues divulga a efervescente produção blueseira de Belo Horizonte realizando shows mensais e encontros entre bandas no Espaço Cultural Casa d@ Jornalista desde dezembro de 2015.

Já passaram pelo palco do projeto as bandas Audergang, Affonsinho e Radioblues, Shello&LoBo Blues Band, O Elemento Blues, The Deal Blues Band, Alexandre Araújo, Doctor Ray! Band, Bulldose, GutoGrandi&SérgioGeleia, Gustavo Fofão&PatrickBlancos, Machaka Blues, BlackTrack Blues, Auder Jr & Blues Friends, Black Blues, Nomad’s Blues e Pocket Band.

SERVIÇO

Sindicato do Blues apresenta Alexandre Araújo Blues e convidados

Data: 18/5/17, quinta-feira

Horário: 21h

Local: Casa d@ Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, BH)

Ingresso: R$ 20 (pede-se a gentileza de pagar a entrada em dinheiro)

Informações: (31) 3212-6122 e 9-8852-2912

(Crédito da foto: Ricardo Q. T. Rodrigues.)

[11/5/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here