Google lança ferramenta de verificação de notícias falsas no Brasil

0
28

Após chegar aos EUA e alguns países da Europa, o recurso de verificação de notícias falsas do Google acaba de ser lançado na América Latina, mais especificamente no Brasil, Argentina e México.

A partir de agora, os usuários do Google Notícias verão um selo específico chamado “Verificação de Fatos” que aponta quando uma notícia foi checada por organizações independentes.

Por aqui, a gigante de buscas fez parcerias com a Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública para a iniciativa, chamada de “fact check” nos EUA – na Argentina, essa tarefa ficará a cargo do Chequeado e no México com ChecaDatosMx e El Sabueso.

Lançada originalmente em outubro, a ferramenta do Google estava disponível até então nos EUA, Reino Unido, Alemanha e França e deve chegar a mais países em breve, de acordo com a empresa de Mountain View. A discussão sobre o compartilhamento de notícias falsas na Internet ganhou força em meio às eleições presidenciais dos EUA, vencidas por Donald Trump no final de 2016.

Vale notar que os usuários brasileiros verão o selo do Google em reportagens que aparecem na seção expandida dentro do site news.google.com.br, na busca por notícias dentro do próprio Google e também nos aplicativos do Google Notícias e Clima para iOS e Android.

(Publicado no saite da revista Brasileiros, em 16/2/17.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here