Novo semanário nacional terá versões impressa e digital

1
71

O jornalista Raimundo Rodrigues Pereira apresentou nesta segunda-feira 30/1 na Casa do Jornalista o projeto de um novo semanário de circulação nacional que está sendo planejado pela Editora Manifesto. Ele adiantou que o novo jornal terá versões impressa e digital e será precedido por um blog, em março, cuja reportagem inaugural terá como tema “As contas do Brasil são da sua conta”. O objetivo é denunciar como o golpe que derrubou a presidenta Dilma falseou informações e contas nacionais, para justificar o impeachment.

Raimundo Rodrigues Pereira trabalhou nas revista Veja, Realidade, Istoé, Senhor e Ciência Ilustrada, entre outros veículos da grande imprensa, e esteve à frente de algumas das mais importantes publicações da imprensa alternativa do país nos últimos 50 anos, entre eles os jornais Opinião e Movimento. Atualmente faz parte da Editora Manifesto, fundada há 20 anos, em Belo Horizonte (a sede hoje fica em São Paulo), que publicou as revistas Reportagem e Retrato do Brasil e manteve a Oficina de Informações.

Campanha de assinaturas

RRP lembrou as experiências dos jornais Opinião, do empresário nacionalista Fernando Gasparian, que reuniu em torno de si uma equipe de jornalistas e intelectuais, e do Movimento, criado por jornalistas que também congregaram intelectuais e personalidades que combatiam a ditadura. Movimento, que circulou durante seis anos, até1981, chegou a vender 40 mil exemplares em banca, tinha representantes em todas as capitais e correspondentes em três cidades estrangeiras.

De forma similar, o projeto do novo semanário, que vem sendo planejado há dois anos pela Editora Manifesto, pretende arregimentar assinantes e colaboradores em todo o país. Para isso estão sendo feitas reuniões como a desta segunda-feira na Casa do Jornalista; a primeira delas foi em São Paulo, no dia 27/1. Na sequência virá uma campanha de assinaturas.

Para levantar recursos para o jornal também estão sendo vendidos o livro “O impeachment de Dilma – A história do golpe parlamentar que tirou a presidente do comando do Poder Executivo do País”, escrito pelo próprio Raimundo Rodrigues Pereira, e um DVD com a coleção digitalizada das revistas Reportagem e Retrato do Brasi. São mais de 2 mil artigos em 176 edições, que compreendem o período de agosto de 1999 a janeiro de 2016. As compras podem ser feitas pela internet acessando este endereço: http://www.editoramanifesto.com.br/loja/index.php.

RRP explicou que o semanário, a exemplo do que fez o Movimento, vai formar equipes de repórteres e editores para produzir notícias e cobrir os acontecimentos, coisa que blogs de um jornalista só não tem condições de fazer. O jornal contará também com um Conselho Editorial.

Projeto editorial

O projeto editorial é de um semanário comprometido com a independência nacional, a democracia e a elevação do padrão de vida material e cultural dos trabalhadores, que acompanhe e interprete os acontecimentos econômicos, sociais, políticos, culturais etc. do país e do mundo numa perspectiva nacional, democrática e sobretudo popular.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Kerison Lopes, enfatizou a importância de um semanário alternativo e de outras mídias para se contraporem à grande mídia, conhecida há tempos como PiG – partido da imprensa golpista – e que em 2016 confirmou a alcunha, ao apoiar o golpe. “Esta iniciativa pode contar com o apoio do Sindicato e dos jornalistas de Minas Gerais”, disse Kerison.

O presidente da Casa do Jornalista, Mauro Werkema, observou que há uma grande ansiedade pela construção de um projeto que una a esquerda e que o semanário proposto pode contribuir para isso. O vice-presidente da Casa, José Maria Rabêlo, elogiou RRP por sua grande coragem de lançar este projeto neste momento tão difícil. “Muitas vezes, o que parece difícil se mostra viável”, ressalvou Rabêlo, recordando a experiência do semanário alternativo Binômio, que circulou em Belo Horizonte nos anos 50 e 60 e do qual ele foi diretor.

Os telefones e endereços eletrônicos de contato com o projeto são: Brasília – (61) 9-9115-3659 e 3228-8046, e-mail: barroncas@sucessototal.com.br; Rio – (21) 9-6702-0504, e-mail: lia.imanishi@gmail.com ; São Paulo – (11) 5084-1952, e-mail: novo_projeto@editoramanifesto.com.br.

Na foto, de frente, Raimundo Rodrigues Pereira ao lado do presidente Kerison Lopes.

[31/1/17]

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here